Partilhar

Câmara da capital aprova criação de cemitério municipal para animais de companhia

Vereador da Proteção Animal da Câmara de Lisboa refere que serviços municipais estão a analisar terrenos possíveis para a criação do equipamento.

27 Junho 2024
Forever Young com Lusa

A Câmara de Lisboa aprovou uma proposta do PS para criação de um cemitério para animais de companhia em terreno municipal, com o vereador da Proteção Animal a afirmar que o executivo já está a trabalhar no projeto.

Em reunião pública do executivo municipal, a proposta foi aprovada por unanimidade, deliberando que os serviços municipais identifiquem “um terreno apto à construção do futuro Cemitério Municipal dos Animais, nos termos dos instrumentos de gestão do território em vigor, e que não possa servir os propósitos de habitação”.

Outro dos pontos da proposta apresentada pelo vereador do PS Pedro Anastácio passa por determinar, após estar identificado o terreno, que se iniciem os procedimentos necessários à construção do cemitério para animais de companhia.

“Que nesse processo seja criado um grupo de trabalho que integre os serviços municipais competentes e todas as associações de caráter zoófilo que mostrem interesse em colaborar com o município de Lisboa”, decidiu a câmara, incluindo a proposta do PCP de atribuir competências ao grupo de trabalho, nomeadamente dar contributos para a criação do equipamento e para os instrumentos que regulam o seu funcionamento.

Segundo o vereador da Proteção Animal, Ângelo Pereira (PSD), “este executivo já está a trabalhar na criação deste cemitério para animais”.

Neste momento, os serviços municipais estão a verificar exemplos de cemitérios para animais em outras cidades e têm realizado visitas, inclusive ao que existe no Jardim Zoológico de Lisboa, indicou Ângelo Pereira, referindo que se está a ver terrenos possíveis para a criação do equipamento.

“Essa nova centralidade dos animais de companhia na nossa vida impacta nos vários momentos, desde o início de vida, até ao leito de morte”, refere a vereação do PS, na proposta apresentada, lembrando que, em 1934, Lisboa conheceu o seu primeiro e único cemitério dedicado aos animais de companhia, o Cemitério dos Animais do Jardim Zoológico de Lisboa, o primeiro em Portugal e que volvidos quase 90 anos se mantém de portas abertas.

Sendo o único cemitério na região de Lisboa, “o seu espaço apresenta limitações, o que o torna indisponível na maioria das solicitações, além de não ser de exploração pública”, apontam os socialistas, referindo que um cemitério para animais é uma forma ambientalmente responsável de lidar com a morte dos animais de estimação, já que evita a contaminação de solos por enterros ilegais em baldios ou mesmo dentro das residências, permitindo, ainda, uma melhor salvaguarda da saúde pública.

“A existência de um cemitério público para animais de estimação, munido de sistema de incineração, em Lisboa, é uma medida cuja necessidade é evidente e reclamada por muitos lisboetas”, realça o PS, recordando que, em novembro de 2023, foi aprovada uma recomendação na Assembleia Municipal de Lisboa “pela construção de um cemitério público para animais de companhia”.

Ainda de acordo com o PS, as valências de uma infraestrutura destas a ser explorada pelo município seria mais uma fonte de financiamento da Casa dos Animais de Lisboa e do seu trabalho meritório, considerando também que o município dispõe de “vários terrenos que não estão a servir qualquer propósito”.

“Em Lisboa existem várias associações zoófilas com um significativo lastro de intervenção animal e social que estarão prontas para colaborar com os desígnios municipais do bem-estar animal”, acrescenta a vereação do PS.

O executivo, que é composto por 17 membros, integra sete eleitos da coligação “Novos Tempos” (PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança) – que são os únicos com pelouros atribuídos -, três do PS, dois do PCP, três dos Cidadãos Por Lisboa (eleitos pela coligação PS/Livre), um do Livre e um do BE.

 

Mais Recentes

Preocupa-se com a saúde da sua visão? Conheça este espaço e descubra um conceito inovador de cuidados óticos em Portugal

há 25 minutos

Autoridades sanitárias alertam: «não consuma estes mexilhões pois há sérios riscos de salmonela»

há 39 minutos

A receita da semana: massa à bolonhesa à moda de Gordon Ramsay

há 1 hora

Saiba como organizar as finanças pessoais até ao final do ano

há 1 hora

“Money makes the world go round”: pelos menos o mundo destes signos que estão prestes a ficar ricos

há 2 horas

Pura nostalgia: o popular doce que todas as crianças portuguesas comiam no Natal e que agora é proibido por lei

há 2 horas

Nem sempre é fácil por isso fica o conselho: siga estas 3 dicas para se manter produtivo na época festiva

há 2 horas

Salário de 150 mil euros, casa e ajudas de custo pagas: se procura emprego esta pode ser a sua oportunidade

há 2 horas

Mamografia: é preciso desmistificar e alertar para a sua efetiva importância

há 2 horas

Mais um ano que está a terminar: com estas 5 dicas receba 2025 com mais qualidade (e vitalidade)

há 2 horas

Dieta mediterrânica promove o envelhecimento ativo e a saúde do planeta

há 3 horas

Mais vale prevenir do que remediar: esta são as 8 lesões mais comuns nos joelhos

há 3 horas

Gosta de esquiar? Conheça o mapa exclusivo dos 67 países onde é possível fazê-lo

há 3 horas

Colesterol ‘mau’: cientistas descobrem como atua no corpo

há 3 horas

Se tem o hábito de oferecer chocolates no Natal prepare-se: vai ter de pagar mais uns bons euros

há 3 horas

Os 6 destinos pouco conhecidos (e muito luxuosos) que vai querer conhecer em 2025

há 3 horas

Insónias durante a menopausa: conheça as 5 dicas que prometem ajudar

há 16 horas

Qual é o seu grupo sanguíneo? Saiba o que ele pode revelar sobre a sua personalidade

há 17 horas

Nem sempre é tarefa fácil, mas com estas dicas retirar manchas (e odor) de suor vai ser mais simples

há 19 horas

Transforme o seu dia: tenha estas 7 plantas em casa e sinta o seu humor melhorar assim como o bem-estar

há 20 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.