Partilhar

Câmara de Coimbra revelou onde vai aplicar taxa turística

Para ficar a par.

31 Maio 2023
Forever Young
Sugestões para um fim de semana em Coimbra

O vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Francisco Veiga, garantiu hoje que a receita da taxa municipal turística, em vigor desde abril, vai ser aplicada na melhoria das condições de acolhimento e atratividade a quem visita a cidade, avança a Lusa.

“O compromisso da Câmara Municipal de Coimbra é que a receita da taxa turística reverta para a melhoria, a implementação e a atratividade daquilo que é o turismo na cidade de Coimbra. A receita da taxa turística deve reverter para a melhoria das condições do turista que nos visita”, destacou.

Durante a sessão de apresentação da ferramenta informática que gere a cobrança da taxa municipal turística, Francisco Veiga disse aos proprietários de empreendimentos turísticos, estabelecimentos de alojamento local e outras entidades do setor, que encheram o salão nobre, que lhes cabe exigir ao Município de Coimbra que crie melhores condições para que o turista permaneça mais do que 1,2 noites em média na cidade.

“[A Câmara Municipal de Coimbra] deve fazer tudo para que um turista que nos visite fique no mínimo entre duas a três noites na cidade”, acrescentou.

Já o vereador da Câmara Municipal de Coimbra Miguel Fonseca, que tem a seu cargo as Finanças, informou que Coimbra foi o 13.º município do país a implementar esta taxa, com o valor de um euro por dormida, num máximo de três dormidas.

“O nosso regulamento tem o maior número de exceções a nível nacional, fomos os mais generosos nas isenções ou reduções”, acrescentou.

A apresentação da ferramenta informática que gere a cobrança da taxa municipal turística e que entra em funcionamento a 01 de junho, coube a Cláudia Ribeiro, chefe de divisão da Modernização Administrativa, que explicou como os operadores devem registar-se, comunicar as dormidas e proceder à liquidação e entrega da taxa.

Os operadores apresentaram diversas dúvidas em relação à forma como devem cobrar a taxa, como devem aplicar as isenções ou até que comprovativo podem dar aos turistas.

Depois de algumas explicações, o vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra prometeu resposta, da autarquia, a todas as dúvidas que fossem remetidas por escrito.

“Assim, é mais confortável para vocês e o ónus fica do lado da Câmara”, sustentou.

A taxa municipal turística de Coimbra entrou em vigor em 05 de abril, sendo de um euro por pessoa e por dormida, cobrada em todos os empreendimentos turísticos e estabelecimentos de alojamento local situados na área geográfica do município, até um máximo de três noites seguidas, por pessoa e por estadia.

A taxa incide sobre hóspedes com idade igual ou superior a 16 anos, sendo aplicada apenas entre os meses de março e de outubro.

A mesma não se aplica a hóspedes cuja estadia seja motivada por tratamento médico, estendendo-se a um acompanhante, desde que seja apresentado documento comprovativo de marcação/prestação de serviços médicos ou documento equivalente.

A mesma isenção é aplicada a hóspedes com incapacidade igual ou superior a 60%, desde que apresentem documento comprovativo dessa condição, extensível a um acompanhante; e a hóspedes que se encontrem alojados por indicação da Segurança Social, consequência de situações sociais graves ou na sequência de realojamentos provocados por catástrofes e intempéries declaradas.

A isenção também se aplica a estudantes nacionais e estrangeiros que ingressem no ensino superior em Coimbra, bem como bolseiros de investigação que utilizem empreendimentos turísticos e estabelecimentos de alojamento local no início de cada ano letivo, até ao máximo de 60 dias seguidos.

Segundo o vereador Miguel Fonseca, a Câmara Municipal de Coimbra estima ultrapassar, este ano, as mais de 700 mil dormidas registadas em 2019.

Mais Recentes

IRS: «se receber menos não estranhe», afirma Ministério das Finanças

há 8 horas

Qual é a melhor posição para dormir? Especialistas esclarecem

há 9 horas

Óbito: Morreu o produtor de cinema de animação Diogo Carvalho

há 9 horas

Mentira patológica: «A mentira excessiva é um sintoma comum de diversas doenças mentais», Inês Oliveira Ferreira, psicóloga

há 9 horas

«Viajar com amigos faz bem à saúde mental», garante a ciência

há 10 horas

“Teste do sal e pimenta”: conheça a nova polémica nas entrevistas de emprego

há 10 horas

Quer manter um cabelo saudável? Siga estas dicas

há 10 horas

Descubra as cores certas para decorar cada espaço da sua casa

há 11 horas

Benefícios que pode retirar do consumo de camarão

há 11 horas

Lisbon Marriott distinguido pela AHP pelo seu compromisso com a sustentabilidade

há 11 horas

Plano para a Resposta Sazonal em Saúde para verão ativado em maio

há 12 horas

Uma hora de ecrã depois de deitar aumenta o risco de insónia em 59%, revela estudo

há 12 horas

Já pode entregar IRS: prazo prolonga-se até junho

há 12 horas

Monte da Amendonça: Retiros que transformam

há 14 horas

Hotel celebra Páscoa com menu especial, oficina de artes e caça aos ovos

há 14 horas

Seis erros comuns na escolha de probióticos (e como evitá-los)

há 15 horas

Hoje, o universo tem uma mensagem importante para estes 4 signos

há 15 horas

easyJet celebra aniversáriocom descontos especiais

há 16 horas

Mais de 4 mil euros: é o que esta agência espacial vai pagar a quem aceitar ficar 10 dias na cama

há 16 horas

Pombos-correio para o marketing? A E-goi lança o Pidgital

há 16 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.