Partilhar

Câmara de Coimbra revelou onde vai aplicar taxa turística

Para ficar a par.

31 Maio 2023
Forever Young

O vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Francisco Veiga, garantiu hoje que a receita da taxa municipal turística, em vigor desde abril, vai ser aplicada na melhoria das condições de acolhimento e atratividade a quem visita a cidade, avança a Lusa.

“O compromisso da Câmara Municipal de Coimbra é que a receita da taxa turística reverta para a melhoria, a implementação e a atratividade daquilo que é o turismo na cidade de Coimbra. A receita da taxa turística deve reverter para a melhoria das condições do turista que nos visita”, destacou.

Durante a sessão de apresentação da ferramenta informática que gere a cobrança da taxa municipal turística, Francisco Veiga disse aos proprietários de empreendimentos turísticos, estabelecimentos de alojamento local e outras entidades do setor, que encheram o salão nobre, que lhes cabe exigir ao Município de Coimbra que crie melhores condições para que o turista permaneça mais do que 1,2 noites em média na cidade.

“[A Câmara Municipal de Coimbra] deve fazer tudo para que um turista que nos visite fique no mínimo entre duas a três noites na cidade”, acrescentou.

Já o vereador da Câmara Municipal de Coimbra Miguel Fonseca, que tem a seu cargo as Finanças, informou que Coimbra foi o 13.º município do país a implementar esta taxa, com o valor de um euro por dormida, num máximo de três dormidas.

“O nosso regulamento tem o maior número de exceções a nível nacional, fomos os mais generosos nas isenções ou reduções”, acrescentou.

A apresentação da ferramenta informática que gere a cobrança da taxa municipal turística e que entra em funcionamento a 01 de junho, coube a Cláudia Ribeiro, chefe de divisão da Modernização Administrativa, que explicou como os operadores devem registar-se, comunicar as dormidas e proceder à liquidação e entrega da taxa.

Os operadores apresentaram diversas dúvidas em relação à forma como devem cobrar a taxa, como devem aplicar as isenções ou até que comprovativo podem dar aos turistas.

Depois de algumas explicações, o vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra prometeu resposta, da autarquia, a todas as dúvidas que fossem remetidas por escrito.

“Assim, é mais confortável para vocês e o ónus fica do lado da Câmara”, sustentou.

A taxa municipal turística de Coimbra entrou em vigor em 05 de abril, sendo de um euro por pessoa e por dormida, cobrada em todos os empreendimentos turísticos e estabelecimentos de alojamento local situados na área geográfica do município, até um máximo de três noites seguidas, por pessoa e por estadia.

A taxa incide sobre hóspedes com idade igual ou superior a 16 anos, sendo aplicada apenas entre os meses de março e de outubro.

A mesma não se aplica a hóspedes cuja estadia seja motivada por tratamento médico, estendendo-se a um acompanhante, desde que seja apresentado documento comprovativo de marcação/prestação de serviços médicos ou documento equivalente.

A mesma isenção é aplicada a hóspedes com incapacidade igual ou superior a 60%, desde que apresentem documento comprovativo dessa condição, extensível a um acompanhante; e a hóspedes que se encontrem alojados por indicação da Segurança Social, consequência de situações sociais graves ou na sequência de realojamentos provocados por catástrofes e intempéries declaradas.

A isenção também se aplica a estudantes nacionais e estrangeiros que ingressem no ensino superior em Coimbra, bem como bolseiros de investigação que utilizem empreendimentos turísticos e estabelecimentos de alojamento local no início de cada ano letivo, até ao máximo de 60 dias seguidos.

Segundo o vereador Miguel Fonseca, a Câmara Municipal de Coimbra estima ultrapassar, este ano, as mais de 700 mil dormidas registadas em 2019.

Mais Recentes

Todos gostamos de flores, mas importa saber as que são mais indicadas para ter em casa: descubra-as aqui

há 23 minutos

Nem ambientadores nem velas: o truque simples dos hotéis para deixar a casa de banho sempre a cheirar bem

há 54 minutos

Estas são as 5 fraudes bancárias mais comuns em Portugal: saiba como as evitar

há 1 hora

Ainda está a trabalhar? Faça uma pausa e vá descobrir o novo menu deste restaurante

há 3 horas

Diga adeus à sapateira: conheça o truque simples (e muito criativo) para organizar os sapatos em casas pequenas

há 3 horas

Opinião: «Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e o transplante de células estaminais de cordão umbilical», Andreia Gomes, BebéVida

há 4 horas

Óbito: Morreu John Prescott, antigo vice-primeiro-ministro do Reino Unido

há 5 horas

Há uma nova depressão a caminho de Portugal: chama-se Bert e vai afetar estas regiões do país

há 5 horas

Infarmed manda retirar já do mercado estes produtos para o cabelo: esta é a razão (que deve conhecer)

há 5 horas

Se está reformado saiba quanto vai aumentar a sua pensão já em janeiro

há 5 horas

Microplásticos: novo plástico reciclável e degradável no oceano pode ajudar a acabar com este problema

há 5 horas

INEM: privatizar socorro pré-hospitalar, sim ou não?

há 5 horas

Metanol: que substância é esta que matou 5 turistas no Laos?

há 6 horas

Todos queremos parecer mais confiantes. Consiga-o seguinte estes conselhos

há 21 horas

Montepio Associação Mutualista promove Mercadinho Solidário em Lisboa

há 22 horas

Óbito: Morreu um dos homens mais velhos de Braga. Domingos Ribeiro da Silva tinha 103 anos

há 22 horas

Precisa de carregar o seu telemóvel rapidamente? Siga estas dicas

há 22 horas

Cientistas constroem um manual de todas as células humanas: “o Google Maps de biologia”

há 23 horas

Está chegar uma nova depressão: tem o nome de Caetano e vai trazer chuva, rajadas até 70 km/h e agitação marítima

há 24 horas

Até 31 de dezembro os proprietários podem pedir a reavaliação dos seus imóveis: mas vale a pena, será que vai pagar menos IMI?

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.