Um teste de saliva feito em casa é melhor para identificar o risco de cancro da próstata em alguns homens do que o teste padrão existente no mercado, segundo um novo estudo, avança a Euronews.
«Os resultados significam que as pessoas com maior risco de cancro da próstata – uma das formas mais comuns de cancro entre os homens – poderão um dia ter uma nova opção de rastreio com menos probabilidades de apresentar falsos positivos que exijam um acompanhamento oneroso», refere a a Euronews.
Para o estudo, publicado no New England Journal of Medicine, «os investigadores recolheram amostras de saliva de cerca de 6.400 homens na casa dos 50 e 60 anos no Reino Unido e utilizaram amostras de ADN para calcular o risco de cancro da próstata, o que se designa por teste de risco poligénico», é explicado.
«Isto significa que a introdução do teste de saliva poderia «identificar os homens em risco de cancros agressivos que precisam de mais testes e poupar os homens que estão em menor risco de tratamentos desnecessários», disse à Euronews Rosalind Eeles, uma das autoras do estudo e professora de oncogenética no Instituto de Investigação do Cancro (ICR).