Cancro: especialista revela principais alimentos para prevenir a doença

Em muitos casos, a doença aparece causado devido aos hábitos de vida, como fumar, ou por uma alimentação inadequada, repleta de alimentos inflamatórios.

A prevenção uma das chaves para evitar o aparecimento de grande parte dos casos de cancro. Entre as medidas de prevenção que podemos seguir estão exercícios e dieta alimentar.

O jornal Sydney Morning Herald entrevistou vários especialistas australianos em saúde para conhecer os seus hábitos de modo a levar uma vida mais saudável e a prevenir o aparecimento de doenças como o cancro. Uma das entrevistadas foi a Chantel Thornton , cirurgiã de cancro de mama do Peter MacCallum Cancer Center, em Melbourne.

Thornton partilhou com os leitores os hábitos alimentares que segue para reduzir o risco de desenvolver a doença, enfatizando a importância de uma alimentação equilibrada, rica em frutas e vegetais, como estratégia fundamental na prevenção. Especificamente, destaca que consumir cinco porções de vegetais e duas porções de frutas diariamente é essencial, pois esse hábito reduz significativamente o risco. A sua rotina alimentar e de exercícios é cuidadosamente planeada para manter a saúde e reduzir os fatores de risco.

Ao pequeno almoço opta por um café forte com leite, acompanhado de fruta ou torrada. Para o almoço, costuma escolher algo rápido e fácil, mas saudável , como um sushi roll de abacate e salmão ou uma salada de iogurte e frutas.  O jantar é o momento em que dedica mais tempo para preparar pratos nutritivos, preferindo pratos saudáveis, como salmão grelhado com arroz e salada, risoto ou comida tailandesa com legumes.

Revela que há alimentos que evita, como a carne vermelha, uma vez que o risco de cancro do cólon é maior em quem a ingere em comparação com quem prefere peixe. Além disso, limita a ingestão de álcool aos fins de semana e garante pelo menos três dias sem álcool por semana, ciente de que o álcool é um conhecido agente cancerígeno.

Prioriza a prática de exercícios físicos como medida preventiva pelo que participa de três aulas de 30 minutos por semana com foco no fortalecimento dos músculos centrais, usando pesos leves para manter a saúde óssea.

Ler Mais