Cantar em grupo pode reduzir o stress laboral e a sensação de isolamento social

Estudo britânico conclui que fazer parte de um coro musical pode aumentar o bem-estar e beneficiar as relações pessoais e profissionais.

Uma equipa de investigadores britânicos questionou mil indivíduos de diversas profissões e empresas acerca do seu nível de socialização, da variação do seu humor e das exigências laborais a que estavam sujeitos e concluiu que cantar é uma atividade que pode deixar os indivíduos mais relaxados.

Formar um coro musical, imagine-se com colegas, pode ser uma atividade que eleva a sensação geral de bem-estar de todos no local de trabalho. Os académicos da Universidade de Leicester, no Reino Unido, apuraram, ainda, que cantar é a forma mais eficaz, – 96 por cento dos inquiridos -, de diminuir o stress. Também é uma atividade que consegue reduzir, em cerca de 80 por cento dos voluntários, a sensação de isolamento.

Cantar em grupo pode ter um efeito positivo na saúde, física e mental, e na produtividade do indíviduo, pois o fator social «beneficia tanto as relações laborais, como as pessoais», garante a líder do estudo, a Professora Joanna Foster.

A mesma equipa de investigação adverte as organizações a considerarem encorajar os seus trabalhadores a «participarem num coro musical como forma de melhorarem o seu bem-estar», aumentando, também, a sua produtividade por um «reforço do seu compromisso com a empresa», conclui.

Artigos relacionados
Comentários