Caspa na barba: as causas e as soluções

Muitos homens estimam a sua barba e investem muito tempo no seu cuidado – e o processo pode longo até que consigam alcançar o comprimento e densidade desejados.

No entanto, por vezes começam a sentir comichão e ver o aparecimento de flocos brancos. É verdade: a barba também pode ter caspa… mas, felizmente, este é um problema com solução.

A Atida | Mifarma, o ecossistema online de saúde e bem-estar, explica por que razão esta situação acontece e o que fazer para voltar a ter uma barba saudável.

Por que aparece caspa na barba?

A transpiração excessiva ou alguma tendência genética podem facilitar o aparecimento de caspa na barba, mas há outros fatores importantes a ter em conta:

  • Má alimentação e stress. Não consumir as vitaminas e minerais necessários, não descansar o suficiente e passar por momentos de grande stress são fatores que tornam os pelos mais frágeis e menos saudáveis, podendo ser a causa da caspa e também de problemas de queda da barba.
  • Presença de um fungo. A malassezia furfur é um microrganismo que vive na superfície da derme e existe em maior concentração no rosto e couro cabeludo, onde se pode alimentar melhor do sebo. Embora a priori possa não ser um problema, quando se produz demasiado depressa faz aumentar os ácidos gordos na pele e, em consequência, a comichão e sua excessiva descamação. Tal resulta no desprendimento de flocos de pele mortos, conhecidos como caspa.
  • Frio. É habitual que a caspa apareça durante os meses mais frios do ano, pois as baixas temperaturas exercem um efeito vasoconstritor que torna a pele mais seca. Assim sendo, é necessário aumentar a sua hidratação nesta época.
  • Utilização de cosméticos inadequados. Utilizar cosméticos que não sejam próprios para o rosto e barba também aumentam a probabilidade de aparecer caspa. Não é recomendável lavar a barba com o mesmo champô que utilizamos para o cabelo, por exemplo, porque é um produto bastante agressivo e pode alterar as características naturais da derme facial.

Como eliminar a caspa da barba
Para eliminar a caspa da barba, a primeira coisa que é necessário é… paciência. O tratamento passa pelo reequilíbrio da derme, e o tempo estimado para notar resultados varia entre três e quatro semanas.

Para que esta condição desapareça definitivamente, é necessário estabelecer uma nova rotina de cuidados, onde a esfoliação e a hidratação são essenciais. Alguns dos passos recomendados:

  • Lavar a barba com um champô adequado. A pele do rosto é muito delicada, por isso é essencial utilizar um champô próprio para o rosto e barba. É também importante lavar bem e enxaguar melhor ainda, para evitar resíduos de champô que podem causar caspa e comichão. Recomenda-se esta lavagem específica duas a três vezes por semana.
  • Aplicar um condicionador ou sérum. A barba pode ser suavizada com um amaciador ou um sérum próprios, de maneira a acrescentar fragrância e hidratação.
  • Esfoliar o rosto. Antes da lavagem, a barba deve ser penteada para remover o pelo morto e os restos de derme, o que a tornará mais maleável. No entanto, caso seja mais indomável ou tenha pelos encravados, sugere-se a utilização de loções que ajudem a realizar uma boa esfoliação.
  • Não esquecer o óleo. Para manter a barba hidratada é essencial utilizar óleos que ajudem a cuidá-la e controlá-la. O óleo essencial de madeira de cedro, por exemplo, nutre a pele e alivia imediatamente a sensação de comichão. Para além disso, fortalece e suaviza os pelos faciais. Devem aplicar-se duas a três gostas, desde as pontas até ao rosto.
  • Manter uma alimentação saudável. Uma alimentação equilibrada e com alimentos ricos em vitamina A, C e E (como batata-doce, cenoura, leite e ovos) promove a produção de óleo, que mantém a pele naturalmente hidratada.
  • Praticar exercício físico. O exercício tem um papel essencial na nossa saúde e no controlo dos níveis de stress, mas também é muito importante para a pele e barba. Para além de ser um excelente regulador de hormonas, estimula a produção de sebo e a regeneração da pele, aumenta o fluxo sanguíneo e promove a distribuição adequada dos nutrientes. Alguns suplementos, como os de vinagre de maçã, também podem ajudar a reforçar a nossa energia e saúde.
Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...