Distando apenas 80 quilómetros do centro de Tóquio, Odawara é uma bonitae cidade portuária com uma rica história enraizada no poderoso clã Hojo, no leal ninja Fuma e na batalha que ali ocorreu em 1590 e que moldou o Japão moderno.
Odawara foi selecionada como uma das primeiras beneficiárias da assistência governamental para contar a sua história e as autoridades locais de turismo têm estado ocupadas a conceber iniciativas que aproveitem os seus pontos fortes.
«Esperamos que a nossa campanha coloque Odawara no mapa e incentive mais pessoas a visitar e pernoitar», disse Naoya Asao, chefe de promoção internacional da Associação de Turismo de Odawara, à CNN.
«Odawara é normalmente vista como a porta de entrada para destinos mais conhecidos, como Hakone ou a Península de Izu, mas há muitas coisas para ver e fazer aqui. Temos uma grande história e pensamos que transformar os visitantes em ‘daimyo do dia’ é uma forma única de partilhar isso».
Os visitantes vestem camisas longas e brancas amarradas à cintura. depois, colocam perneiras largas acima dos joelhos, mas bem ajustadas nas canelas, antes que os guardas, tradicionalmente feitos de talas de ferro conectadas a uma armadura de corrente, sejam colocados.
Odawara é o lar tradicional do clã de ninjas Fuma, que eram apoiantes devotos da família Hojo. Um museu dedicado aos ninjas foi inaugurado no terreno do castelo em 2019, e os visitantes são incentivados a tentar empunhar uma espada curva tradicional ou armas improvisada. O museu também tenta dissipar alguns dos mitos que cercam os ninjas, que eram tanto espiões e curandeiros quanto mercenários.
A experiência “Senhor do Castelo” pode ser reservada através do site oficial da Associação de Turismo de Odawara.