O conceito de masturbação tem vindo a tornar-se cada vez mais aceite e desestigmatizado em muitas partes do mundo e as atitudes em relação à mesma foram-se alterando ao longo dos tempos sendo agora considerada uma prática saudável e comum.
Uma das maiores mudanças foi o aumento da consciencialização e da educação sobre a saúde e o bem-estar sexual. Atualmente, as pessoas têm mais acesso do que nunca a informações e conselhos sobre masturbação e saúde sexual. Isto levou a uma maior compreensão dos benefícios da masturbação, bem como a uma maior variedade de atitudes e crenças sobre o tema.
No âmbito deste mês que celebra a masturbação, a Satisfyer partilha os principais benefícios da masturbação e os melhores produtos para experimentar.
Os cinco principais benefícios da masturbação:
- Melhorar o sistema imunitário e a saúde mental: os orgasmos regulares produzem oxitocina, hormona conhecida por aliviar a ansiedade, melhorar o estado de espírito e fortalecer o sistema imunitário. Por vezes conhecida como a “hormona do amor”, a oxitocina promove a empatia e ajuda-nos a sentir mais próximos dos outros.
- Fortalecer o sono: para as mulheres também há um aumento de estrogénio depois do orgasmo, que não só ajuda a adormecer rapidamente como cria um estado de sono mais profundo.
- Aliviar a dor e o stress: os orgasmos também ativam as endorfinas. De acordo com um estudo efetuado pela Satisfyer e pela Harris Poll, quase um terço das mulheres que possuem um aparelho de bem-estar sexual diz que o utiliza porque precisa de ajuda para relaxar e aliviar o stress.
- Tornar a pele mais radiante: os orgasmos aumentam o fluxo sanguíneo no corpo, transportam mais oxigénio para as células sanguíneas e, assim, dão à pele um brilho radiante – incluindo um efeito anti-envelhecimento.
- Aumentar a satisfação sexual: a masturbação permite que as pessoas explorem as suas preferências sexuais num ambiente seguro e sem julgamentos, aumentando o auto-conhecimento e a confiança sexual.
- Fortalecer o pavimento pélvico: a ativação dos músculos do pavimento pélvica ajuda a fortalecer toda esta zona que pode contribuir para um melhor controlo da bexiga e da função sexual.