Partilhar

Centro de acolhimento em freguesia lisboeta encerra no final do mês

Saiba mais

8 Setembro 2023
Forever Young

O centro de acolhimento de emergência na freguesia lisboeta de Campolide, criado em março de 2022 para acolher refugiados ucranianos e que passou a apoiar cidadãos timorenses, vai encerrar em 30 de setembro, revelou hoje a câmara, avança a Lusa.

“O processo de transição está a ser gerido pela Câmara Municipal de Lisboa em articulação estreita com o ACM – Alto Comissariado para as Migrações e o SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras”, informou à agência Lusa fonte do gabinete do presidente da autarquia, Carlos Moedas (PSD).

A mesma fonte indicou que a vereadora dos Direitos Humanos e Sociais, Sofia Athayde (CDS-PP), “tem estado a acompanhar em permanência a situação com as entidades responsáveis e a associação que está encarregue de gerir o espaço”, entre as quais a Vitae – Associação de Solidariedade e Desenvolvimento Internacional e a Cruz Vermelha Portuguesa.

Neste momento, o centro de acolhimento de emergência em Campolide, instalado num pavilhão desportivo da Polícia Municipal de Lisboa, está a apoiar “cerca de 75 pessoas”, de acordo com o município, sem referir se são apenas cidadãos timorenses.

Num requerimento entregue na quinta-feira ao presidente da Câmara de Lisboa, a vereadora do BE, Beatriz Gomes Dias, questionou a decisão de encerrar em 30 de setembro a resposta às pessoas timorenses que estão no centro de acolhimento de emergência em Campolide e que alternativas estão a ser dadas a estes cidadãos.

“A notícia da retirada das pessoas timorenses que estão no centro de acolhimento de emergência da Câmara Municipal de Lisboa a partir de 30 de setembro é muito grave e pode significar que todas elas irão aumentar o número de pessoas em situação de sem-abrigo que não para de aumentar desde a tomada de posse de Carlos Moedas”, declarou a vereadora do BE.

Beatriz Gomes Dias afirmou que, “apesar do número de vagas insuficiente para o número de pessoas a precisar de apoio, desde setembro de 2022 que mais de 75 pessoas timorenses foram acolhidas no pavilhão da Polícia Municipal em Campolide”, referindo que a informação sobre o encerramento deste espaço foi dada “sem qualquer alternativa de recolocação ou apoio”.

Em outubro de 2022, o BE entregou uma proposta para a criação de um projeto municipal de acolhimento de emergência “ITA HOTU HAMUTUK – todos juntos”, para apoio e acompanhamento das pessoas timorenses que tinham chegado nos últimos seis meses à cidade de Lisboa, através da disponibilização de condições de habitação, trabalho, saúde e educação.

Passado quase um ano, a proposta do BE ainda não foi votada pelo executivo municipal e “nada foi feito até à data” sobre a criação de um projeto municipal de acolhimento de emergência, apontou Beatriz Gomes Dias.

De acordo com o BE, chegaram a Portugal milhares de pessoas timorenses à procura de um trabalho digno para melhorar as suas vidas e dos seus familiares, sendo que Lisboa é apontada como o município que tem o maior número de cidadãos de Timor-Leste.

Muitas das pessoas timorenses chegaram ao país com uma promessa de trabalho e expectativas de uma vida melhor e “foram abandonadas sem qualquer alternativa de alojamento, trabalho e condições de subsistência”, recordou o BE.

A falta de trabalho em Timor-Leste provocou um êxodo de trabalhadores jovens, com Portugal a tornar-se um dos principais destinos, com muitos a aproveitarem-se de condições de entrada mais fáceis do que as de outros países.

Esta procura levou ao aparecimento de agências e de anúncios a tentar enganar jovens timorenses, a quem foram cobradas quantias avultadas com a promessa de trabalho ou vistos.

Em 18 janeiro de 2023, a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, revelou que o Alto Comissariado para as Migrações (ACM) identificou quase 1.400 timorenses em situação de vulnerabilidade em Portugal, em que perto de 500 permaneciam em alojamentos coletivos.

 

Mais Recentes

Proteja a sua casa da energia de vizinhos tóxicos e negativos: quer saber como?

há 13 horas

O novo ano está mesmo a chegar e são estes os signos que vão ganhar muito dinheiro em 2025

há 14 horas

Arts Hotel Porto inaugura exposição coletiva de pintura

há 15 horas

Por pouco mais de 1 euro adeus ao suor e ao mau cheiro. Mas despache-se: já há filas na Mercadona à procura deste desodorizante maravilha

há 15 horas

WhatsApp anuncia nova função para transcrever áudios: saiba como a ativar

há 15 horas

O significado da capa “framboesa” e do vestido preto da Rainha Letizia no retrato barroco de Annie Leibovitz

há 15 horas

A marca coreana de cuidados para a pele mais viral do TikTok já chegou a Portugal

há 15 horas

O melhor ‘Lip Gloss’ está na Mercadona: por 4 euros consiga uns lábios maiores e mais brilhantes

há 16 horas

Capital Verde Europeia 2026 é portuguesa

há 16 horas

Óbito: Morreu Jim Abrahams, realizador de Aeroplano ou Aonde é que Pára a Polícia?

há 18 horas

Óbito: Morreu John Tinniswood, o homem mais venho do mundo

há 18 horas

Óbito: morreu o farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde

há 18 horas

Cancro da próstata: testemunho de José Graça, vice-presidente da Associação Portuguesa de Doentes da Próstata

há 18 horas

Celebre o Natal em grande: se fizer a sua reserva nestes restaurantes até dia 30 de novembro tem 15% de desconto

há 18 horas

Sonha com a altura em que pode ir para a reforma? Saiba que nestes países pode reformar-se bem mais cedo do que em Portugal

há 18 horas

Cancro da próstata: «À medida que a esperança média de vida aumenta, observa-se um aumento da incidência e da mortalidade», Rui Diniz, oncologista

há 19 horas

«Réveillon inesquecível» é a garantia do Lisbon Marriott Hotel para a última noite do ano

há 19 horas

Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal junta-se ao IPO do Porto para estudar doentes da próstata em estadios precoces da doença

há 19 horas

A Padaria Portuguesa tem cá uma lata! E com ela dá música aos clientes

há 20 horas

O robot de cozinha mais completo e avançado regressa ao Lidl e está 150 euros mais barato

há 20 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.