Com cerca de 8 centímetros de comprimento por 4 a 8 milímetros de diâmetro, o apêndice é um órgão em forma de dedo que se projeta do intestino grosso próximo do ponto onde se une ao intestino delgado.
A função desse órgão vestigial é imunológica, pois faz parte do sistema linfático, uma rede de linfonodos ligados a vasos especiais que transportam a linfa.
Este é um líquido rico em glóbulos brancos que ajuda a água e certas proteínas a retornar para a corrente sanguínea.
O apêndice pode desempenhar um papel fundamental na saúde.
Para que serve o apêndice?
Auxilia no sistema imunológico
O apêndice humano possui células linfoides, que ajudam o corpo a combater infeções. Isso significa que ele desempenha um papel no sistema imunológico.
Acredita-se que esteja envolvido em respostas imunes mediadas por células T e células B de origem extratímica. Além disso, diz-se também que produz defesas precoces que ajudam a prevenir infeções graves .
Ajuda o sistema digestivo
De acordo com cientistas do Duke University Medical Center, o apêndice tem uma função fundamental: produz e armazena bons micróbios para o intestino humano.
A equipe de cientistas, formada por imunologistas, afirma que nosso sistema digestivo é rico em bactérias que não são apenas inofensivas, mas também ajudam na digestão dos alimentos que comemos.
Esses bons micróbios são frequentemente eliminados do corpo quando sofremos de doenças, como disenteria ou cólera, perturbando assim o sistema digestivo.
Assim, é quando nosso apêndice liberta o seu reservatório de boas bactérias e “reinicia” nosso sistema digestivo, de acordo com os cientistas.