Partilhar

Chico Buarque recebe Prémio Camões no Palácio de Queluz

Saiba quando

9 Abril 2023
Sandra M. Pinto

O músico e escritor brasileiro Chico Buarque de Holanda vai receber o Prémio Camões, que lhe foi atribuído em 2019, no próximo dia 24 de abril, numa cerimónia a ter lugar no Palácio Nacional de Queluz, em Sintra, avança a Lusa.

De acordo com um comunicado do gabinete do ministro da Cultura português, a entrega do galardão está integrada na visita oficial a Portugal do Presidente da República brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.

A cerimónia, que está marcada para as 16:00, será presidida pelos chefes de Estado do Brasil e de Portugal.

Chico Buarque foi o vencedor da 31.ª edição do Prémio Camões, na sequência de decisão unânime do júri constituído por Manuel Frias Martins e Clara Rowland (Portugal), Antonio Cícero e Antonio Hohlfeldt (Brasil), Ana Paula Tavares (Angola) e Nataniel Ngomane (Moçambique).

Reunido no Rio de Janeiro a 21 de maio de 2019, o júri fundamentou a sua escolha realçando a “qualidade e transversalidade” da obra de Chico Buarque, “tanto através de géneros e formas, quanto pela sua contribuição para a formação cultural de diferentes gerações em todos os países onde se fala a língua portuguesa”.

A atribuição do Prémio Camões ao músico e escritor brasileiro reconhece “o valor e o alcance de uma obra multifacetada, repartida entre poesia, drama e romance”, um trabalho que “atravessou fronteiras e se mantém como uma referência fundamental da cultura no mundo contemporâneo”, concluiu o júri na sua declaração.

Na altura, Chico Buarque manifestou-se “muito feliz e honrado de seguir os passos de Raduan Nassar”, o seu compatriota distinguido com o prémio em 2016, enquanto Lula da Silva, que estava preso em Curitiba desde o ano anterior, escreveu uma carta ao músico felicitando-o pela sua vitória.

No entanto, meses depois, o então presidente brasileiro, Jair Bolsonaro deu a entender que não assinaria o diploma do Prémio Camões, cuja entrega formal estava prevista para abril de 2020, em Portugal.

Bolsonaro afirmou que assinaria “até 31 de dezembro de 2026”, numa alusão ao final do um segundo mandato presidencial, caso fosse reeleito em 2022, o que acabou por não acontecer.

Chico Buarque é um apoiante do Partido dos Trabalhadores (PT), defensor do ex-Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e crítico do governo de Jair Bolsonaro.

Ao tomar conhecimento das declarações do então presidente brasileiro, Chico Buarque afirmou que a não assinatura do seu diploma do Prémio Camões por Jair Bolsonaro, equivaleria a uma dupla distinção.

“A não assinatura do Bolsonaro no diploma é para mim um segundo Prémio Camões”, escreveu o artista brasileiro na sua conta oficial do Instagram.

Entretanto, a cerimónia de entrega do prémio acabou por ser adiada, devido à pandemia de covid-19, tendo sido agora remarcada, coincidindo também com uma temporada de concertos que o músico brasileiro dará em Portugal.

Instituído por Portugal e pelo Brasil em 1988, o Prémio Camões é o galardão de maior prestígio da língua portuguesa. De caráter anual, presta homenagem a um escritor que, pela sua obra, contribua para o enriquecimento e projeção do património literário e cultural de língua portuguesa.

O Ministério da Cultura, através da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e do Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC), organiza pela parte portuguesa a atribuição deste Prémio, que tem o valor pecuniário de 100 mil euros, assumido em partes iguais pelos Governos de Portugal e do Brasil.

Nos termos do Regulamento, Portugal e o Brasil organizam de forma alternada as reuniões e as cerimónias de entrega deste galardão.

Depois de Chico Buarque, foram distinguidos o professor e ensaísta português Vítor Manuel de Aguiar e Silva (2020), a escritora moçambicana Paulina Chiziane (2021) e o escritor brasileiro Silviano Santiago (2022).

Mais Recentes

Especialista em cerveja deixa um alerta para quem compra garrafas (em vez de latas) no supermercado

há 2 horas

O alerta vem dos especialistas: saiba o que fazer se vir o azeite com este aspeto no supermercado ou em casa

há 3 horas

Óbito: Morreu Tito Jackson, irmão mais velho de Michael e membro dos Jackson 5

há 3 horas

Se quer ter uma vida sexual melhor seja solidário (e altruísta)

há 3 horas

Melanoma metastático: medicamentos ajudam doentes a sobreviver sem cancro 10 anos depois

há 3 horas

Casa grátis, emprego permanente e salário de 1.700 euros é a oferta desta empresa sediada num das mais belas cidades dos Pirenéus

há 4 horas

Estudo mostra que o cérebro da mulher perde massa cinzenta e volume durante a gravidez

há 4 horas

Estes são os alimentos que os chineses comem para viver mais de 100 anos

há 5 horas

Contrato por tempo indeterminado e salário de 1.600 euros: a oferta é do El Corte Inglés

há 5 horas

Apenas 2% das pessoas têm esta cor de olhos: este estudo revela a razão

há 5 horas

Feitos regularmente estes três exames de sangue são cruciais para prevenir doenças

há 6 horas

Especialistas aconselham a que não se coma (nunca) estes tipos de queijo

há 6 horas

Este chá reduz o açúcar no sangue e tem seis vezes mais cálcio do que o leite

há 6 horas

Na Suécia os legumes crescem dentro dos supermercados desta cadeia

há 7 horas

Vírus do Nilo Ocidental continua a alastrar e a levantar preocupações aqui bem perto

há 7 horas

A fusão perfeita entre chocolate e texturas crocantes: é assim que esta marca apresenta os novos chocolates

há 7 horas

Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer: este fim de semana “partilhe uma memória inesquecível”

há 7 horas

Dia do Animal: campanha promove a adoção responsável de animais de companhia

há 7 horas

Havaianas também é sinónimo de ténis: são sustentáveis e perfeitos para o outono

há 8 horas

Encontro entre a técnica japonesa e os sabores mediterrânicos, é assim o menu deste restaurante

há 8 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.