Para transformar os grãos de cacau em chocolate, são fermentados, secos e torrados.
O cacau em pó contém a maior concentração de substâncias vegetais benéficas, portanto, quanto mais cacau em pó o chocolate contém, mais saudável ele é.
O chocolate amargo consiste em 50-90% de cacau em pó, um pouco de manteiga de cacau e açúcar. O chocolate escuro e menos doce será mais benéfico para a saúde.
Mas que nutriente específico torna o cacau em pó tão saudável para o sistema cardiovascular e, especificamente, para o coração?
Os benefícios derivam dos antioxidantes presentes nos grãos do cacau. Os antioxidantes são capazes de prevenir e reparar danos feiros às células, reduzindo o risco de desenvolver doenças cardíacas.
Os antioxidantes específicos presentes no chocolate são os flavonoides e estão presentes em vários alimentos, como chá, maçãs e frutas cítricas.
Esses antioxidantes flavonoides são capazes de reduzir a pressão arterial em pessoas que sofrem de hipertensão. Um subgrupo específico de flavonoides chamados flavonóis são encontrados no chocolate amargo, e são reconhecidos por beneficiarem a saúde do coração.
De acordo com um estudo de 2017, publicado no Journal of the American Heart Association, alimentos ricos em flavonoides como chocolate amargo, amêndoas e cacau são capazes de reduzir o risco de doença arterial coronariana.