A capital checa é o mais novo ponto turístico europeu a enfrentar multidões, gerando uma enorme preocupação sobre o impacto na qualidade de vida dos moradores.
O vice-presidente da câmara de Praga, Jiri Pospisil, disse que a cidade quer desencorajar turistas que vêm “por um curto período apenas para ficarem bêbados” em favor de “um turista mais culto e rico”, de acordo com a agência de notícias AFP.
Nas últimas duas décadas, graças ao crescimento das companhias aéreas de baixo custo, Praga tornou-se num destino popular para despedidas de solteiro(a), principalmente do Reino Unido.
A notícia, anunciada na segunda-feira, acontece após reclamações de moradores de Praga 1, o bairro histórico da cidade – lar da Praça da Cidade Velha, protegida pela UNESCO, do Castelo de Praga e da Ponte Carlos – sobre o barulho causado por tumultuados dos frequentadores dos bares.
Em declarações à CNN Travel, o Gabinete do Distrito Municipal de Praga 1 confirmou que a decisão proíbe a realização de eventos em bares entre 22h00 e 06h00, revelando que proibição entrará em vigor a partir do próximo mês de novembro.
A presidente da Câmara acrescentou que proibir os bares em horário noturno foi “impulsionado pelo nosso desejo de reduzir o comportamento perturbador, especialmente em conexão com eventos como despedidas de solteiros e solteiras, que frequentemente resultam em barulho excessivo e perturbações tanto para os moradores quanto para outros visitantes. Essas atividades não se alinham com o tipo de turismo que pretendemos cultivar.”