«A partir deste ano, os turistas terão de pagar para entrar no centro histórico de Veneza, uma medida introduzida pelas autoridades para travar o excesso de turismo. A taxa em vigor em 29 dias entre abril e julho», refere a Euronews.
«Precisamos de encontrar um equilíbrio, um novo equilíbrio entre os turistas e os residentes», disse a conselheira municipal para o turismo, Simone Venturini, acrescentando que «precisamos de salvaguardar os espaços dos residentes, claro, e precisamos de desencorajar a chegada de turistas em determinados dias».
As autoridades evitaram chamar à taxa um imposto e minimizaram a possibilidade de esperas para entrar na cidade, sublinhando que não haverá torniquetes ou barreiras físicas, refere a Euronews.
No âmbito do projeto-piloto, os visitantes que chegarem às principais estações de comboios e de autocarros serão recebidos por assistentes que lhes recordarão a nova obrigação e ajudarão quem ainda não tiver descarregado o código QR, esclarecem as autoridades.
«Serão instalados pontos de pagamento para quem não tiver um smartphone», reforça a Euronews, sendo que as autoridades sublinharam que «o programa tem como objetivo reduzir as multidões nos dias de ponta, incentivar visitas mais longas e melhorar a qualidade de vida dos residentes».