<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Cientistas descobrem um uso surpreendente e prático para as borra de café

22 Janeiro 2025
Forever Young

Anualmente são gerados cerca de 10 milhões de toneladas de resíduos de café moído, que geralmente vão para aterros sanitários.

Uma equipa de cientistas na Austrália descobriu que, ao adicionar as borra de café que ficam na cafeteira pode produzir um cimento 30% mais resistente do que com a fórmula normal. Isto poderia ser um avanço para o sector da construção .

Segundo as estimativas dos pesquisadores, são geradas anualmente cerca de 10 milhões de toneladas de resíduos de café moído, a maior parte dos quais vai para o lixo. Entretanto, o mercado da construção continua em franca expansão e com uma elevada procura de betão, o que representa um grande desafio ambiental .

Rajeev Roychand, engenheiro da Universidade RMIT, afirma: “A eliminação de resíduos orgânicos representa um desafio ambiental , uma vez que emite grandes quantidades de gases com efeito de estufa, incluindo metano e dióxido de carbono, que contribuem para as alterações climáticas.” Além disso, destacou o grande impacto que “a extração contínua de areia natural em todo o mundo” tem no meio ambiente.

“Existem desafios críticos e duradouros para manter um fornecimento sustentável de areia devido à natureza finita dos recursos e aos impactos ambientais da mineração de areia. Com uma abordagem de economia circular, poderíamos evitar que os resíduos orgânicos acabem em aterros e também preservar melhor os nossos recursos naturais, como a areia.”