<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Cientistas revelam qual é o melhor momento para tomar o comprimido contra a hipertensão 

17 Setembro 2024
Sandra M. Pinto

Um novo estudo apresentado no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia analisou dados de mais de 47 mil pessoas. 

Um estudo recente sugere que tomar medicamentos para hipertensão de manhã ou à noite não faz diferença significativa na prevenção de eventos graves, como ataque cardíaco, acidente vascular cerebral , insuficiência cardíaca ou até morte. Isso significa que os doentes podem escolher o horário do dia que for mais conveniente para tomarem os seus medicamentos.

As conclusões, apresentadas no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, baseiam-se em dados recolhidos em cinco ensaios que incluíram quase 47 mil pessoas.

O professor Ricky Turgeon, da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, destacou que «os doentes devem tomar medicamentos anti-hipertensivos uma vez ao dia, escolhendo o horário que melhor se adapta às suas preferências e circunstâncias».

Os medicamentos anti-hipertensivos atuam em diferentes partes do sistema cardiovascular para reduzir a tensão arterial, embora ainda haja debate sobre o melhor momento para administrá-los.

Alguns especialistas recomendam tomá-los à noite, argumentando que os níveis de pressão arterial noturnos podem ser mais relevantes para avaliar o risco de doenças cardíacas em comparação com os níveis diurnos.

O professor Turgeon destacou que pesquisas anteriores sobre a eficácia de tomar medicamentos para hipertensão à noite produziram resultados inconsistentes . Para aprofundar este tópico, a sua equipa reviu cinco estudos que compararam os efeitos de tomar medicamentos anti-hipertensivos de manhã e à noite.

«O horário exato, seja de manhã ou à noite, não é relevante; o importante é que tomem a medicação diariamente», concluiu.