Partilhar

Cinco dicas indispensáveis para se manter a salvo dos cibercriminosos este Natal

Todos os anos, com a aproximação do Natal, as pessoas partilham alegria e risos com os seus entes queridos, mas desde a chegada dos dispositivos à vida dos utilizadores digitais, não é apenas a família que os acompanha durante esta época festiva, mas também o cibercrime.

18 Dezembro 2023
Sandra M. Pinto

Atualmente, é raro encontrar uma casa que não esteja cheia de luzes, árvores, jogos e outras guloseimas debaixo da árvore de Natal. No nosso mundo digital atual, o espírito natalício manifesta-se da forma mais conectada possível.

 Segundo dados divulgados pela ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações em fevereiro de 2023, a utilização da Internet das Coisas – IoT em Portugal tem vindo a aumentar nos últimos anos: 38% dos utilizadores individuais de Internet tinham pelo menos um dispositivo de uso pessoal com acesso à Internet em 2022, enquanto 22% tinham pelo menos um dispositivo doméstico com acesso à Internet. Além disso, a empresa de análise tecnológica IDC prevê que, até 2025, haverá 41,6 mil milhões de dispositivos IoT ligados.

 Durante o Natal, a utilização destes dispositivos IoT aumenta: Luzes de Natal que se acendem a partir do nosso smartphone, aquecimento que se ajusta às nossas necessidades, árvores inteligentes, tomadas elétricas ligadas, presentes como relógios que monitorizam o ritmo cardíaco e a saúde, fechaduras automáticas domésticas e muito mais.

 Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP), fornecedor líder de soluções de cibersegurança a nível mundial, reconhece os grandes benefícios da IoT: interconectividade conveniente, acessibilidade para todos em todo o lado e profunda inovação tecnológica. No entanto, os dispositivos IoT também podem representar um risco para o utilizador: neles são depositadas informações pessoais e os dispositivos estão interligados com outros dispositivos através da rede, tornando a privacidade do utilizador mais vulnerável do que nunca.

 É imperativo que os utilizadores se certifiquem de que todas as prendas tecnológicas deste Natal trazem apenas felicidade e não introduzem intrusos nas suas casas. “Embrulhar” os dispositivos em camadas de segurança é a chave para manter o espírito natalício ligado de forma positiva e segura. A Check Point Software gostaria de salientar algumas medidas essenciais que fornecem uma proteção mais forte:

 Utilizar palavras-passe fortes: É cada vez mais comum receber dispositivos inteligentes no Natal, todos eles com palavras-passe predefinidas que são facilmente exploráveis pelos cibercriminosos. Para melhorar a sua segurança, altere o nome de utilizador e a palavra-passe predefinidos e substitua-os por outros mais complexos. A utilização da autenticação multifactor (MFA) é recomendada para melhorar a segurança. Evite reutilizar palavras-passe em vários dispositivos.

Instalar firewalls e atualizar os dispositivos: Os presentes recebidos ficarão nas nossas casas e quanto mais dispositivos estiverem ligados à rede, mais vulnerabilidades os atacantes podem encontrar para obter acesso à casa de um utilizador. Para evitar esta situação, será essencial que estes dispositivos IoT tenham firewalls para os proteger e bloquear qualquer informação que armazenem. Além disso, o software destes dispositivos terá de ser atualizado regularmente para evitar que os cibercriminosos explorem as vulnerabilidades conhecidas.

Utilizar uma VPN sempre que possível: Outra medida importante para manter estes dispositivos IoT seguros é utilizar sempre uma ligação segura. A VPN (ou Rede Privada Virtual) é uma tecnologia mais segura que proporciona aos utilizadores privacidade e segurança online, encriptando os dados transmitidos entre o dispositivo e o servidor.

Ativar o mecanismo de notificação de eventos suspeitos: O sistema pode detetar e alertar para padrões de comportamento invulgares. Isto evita ataques e permite uma resposta mais rápida aos ataques.

Eliminar os dispositivos IoT não utilizados: Com a receção de novos dispositivos IoT que estão ligados à rede, é necessário rever quais os outros dispositivos que são utilizados diariamente e identificar os que estão desatualizados. Se houver um dispositivo que não esteja a ser utilizado, atualizado ou monitorizado, mas que ainda esteja na proximidade de outros dispositivos, pode representar um risco, uma vez que ainda está ligado aos outros dispositivos. É aconselhável desligá-lo da rede para reduzir a possibilidade de acesso por parte dos cibercriminosos.

 

Mais Recentes

Mamografia: é preciso desmistificar e alertar para a sua efetiva importância

há 7 minutos

Mais um ano que está a terminar: com estas 5 dicas receba 2025 com mais qualidade (e vitalidade)

há 16 minutos

Dieta mediterrânica promove o envelhecimento ativo e a saúde do planeta

há 26 minutos

Mais vale prevenir do que remediar: esta são as 8 lesões mais comuns nos joelhos

há 30 minutos

Gosta de esquiar? Conheça o mapa exclusivo dos 67 países onde é possível fazê-lo

há 43 minutos

Colesterol ‘mau’: cientistas descobrem como atua no corpo

há 49 minutos

Se tem o hábito de oferecer chocolates no Natal prepare-se: vai ter de pagar mais uns bons euros

há 52 minutos

Os 6 destinos pouco conhecidos (e muito luxuosos) que vai querer conhecer em 2025

há 58 minutos

Insónias durante a menopausa: conheça as 5 dicas que prometem ajudar

há 14 horas

Qual é o seu grupo sanguíneo? Saiba o que ele pode revelar sobre a sua personalidade

há 15 horas

Nem sempre é tarefa fácil, mas com estas dicas retirar manchas (e odor) de suor vai ser mais simples

há 17 horas

Transforme o seu dia: tenha estas 7 plantas em casa e sinta o seu humor melhorar assim como o bem-estar

há 17 horas

Nem bicarbonato, nem detergente: este é o truque caseiro para limpar e deixar o seu forno a brilhar

há 18 horas

Este é o ingrediente com menos calorias para temperar a salada (não falamos do azeite)

há 18 horas

Diga adeus ao botão do WhatsApp para enviar áudios: há um novo para responder mais rapidamente às mensagens de voz

há 18 horas

Compulsão alimentar periódica: conheça o transtorno alimentar mais desconhecido

há 19 horas

Estes exercícios diários de apenas 4 minutos reduzem o risco de ataque cardíaco, sobretudo em mulheres acima dos 45 anos

há 19 horas

Burnout: o sentimento de fadiga extrema intensifica-se nas últimas semanas do ano e estas são as razões

há 19 horas

Uma boa noticia para os amantes de chocolate: estudo assegura que o amargo está associado a um menor risco de diabetes

há 20 horas

Saúde pélvica: «É preciso compreender os problemas associados ao pavimento pélvico durante o inverno», revela estudo

há 20 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.