Partilhar

Cinco unidades de saúde arrancam em fevereiro com equipas dedicadas à urgência

As Unidades Locais de Saúde de Santa Maria, São José, Coimbra, São João e Santo António arrancam, a partir de fevereiro, com projetos-pilotos de equipas dedicadas ao serviço de urgência, anunciou à Lusa o secretário de Estado da Saúde.

30 Janeiro 2024
Forever Young

O Governo publicou hoje, em Diário da República, a portaria que estabelece as novas regras e incentivos que serão atribuídos aos centros de responsabilidade integrados com equipas dedicadas ao serviço de urgência (CRI-SU).

Numa primeira fase vão avançar cinco projetos-piloto nas Unidades Locais de Saúde (ULS) de Santa Maria, São José, em Lisboa, de Coimbra, e São João e Santo António, no Porto, que são “cinco das urgências mais diferenciadas” no Serviço Nacional de Saúde (SNS), adiantou o secretário de Estado da Saúde.

“Nós temos estado a trabalhar com estas equipas para que elas se organizem em centros de responsabilidade integrados”, disse Ricardo Mestre, adiantando que a portaria, que entra em vigor na quarta-feira, permite regulamentar a forma como se remunera o desempenho e como se atribuem os incentivos às equipas.

O que se pretende, segundo o governante, é que sejam projetos com uma grande flexibilidade local: “Queremos que estas cinco unidades locais de saúde possam (…) adaptar-se à sua realidade concreta e, a partir de fevereiro, terão ocasião de o fazer, até ao final do ano (quando termina o projeto-piloto)”.

Para o governante, trata-se de “uma inovação organizacional muito importante para os serviços de urgência do SNS”.

“Queremos que esses projetos permitam trazer estabilidade ao funcionamento dos serviços de urgência e permitam também melhorar as condições de resposta destes serviços de urgência”, defendeu.

Para isso, é criada uma comissão para avaliar em permanência estes projetos-piloto, que introduza os ajustamentos técnicos normativos que sejam necessários, para que no final deste processo haja “modelos de centro de responsabilidade integrados que sejam robustos, que tenham a maior estabilidade para as equipas, que promovam o trabalho em equipa, que valorizem a definição dos objetivos, tendo em conta a realidade local e as condições de prestação de cada local”, vincou.

Os projetos também devem valorizar o trabalho destas equipas e fortalecer a relação de parceria com os cuidados de saúde primários, no âmbito das unidades locais de saúde, para permitir, “de forma sistémica e estrutural, garantir uma resposta de elevado desempenho dos serviços de urgência do SNS”.

“Esta Comissão tem esta missão técnica e permitir-nos-á no final do projeto-piloto ter um modelo que depois possa ser alargado a outros a hospitais do SNS, porque esta é a resposta que consideramos estrutural para os serviços de urgência e para a organização interna dos nossos hospitais do SNS para resposta à urgência”, defendeu.

Segundo a portaria, esta nova geração de centros de responsabilidade integrados aproveita a experiência adquirida com os mais de 40 CRI que já existiam e renova o modelo, o que permitirá potenciar os ganhos em saúde e a fixação de profissionais no serviço público de saúde.

Os CRI-SU contarão com médicos, enfermeiros, assistentes técnicos e técnicos auxiliares de saúde que trabalhem em exclusivo no serviço de urgência, mas cada instituição poderá decidir incluir outras profissões, segundo as necessidades identificadas a nível local.

A matriz de indicadores prevista para os novos CRI-SU engloba dimensões de acesso, qualidade, eficiência e integração de cuidados, como a percentagem de doentes atendidos dentro do tempo previsto na triagem até à primeira observação pelo médico, a taxa de readmissões, a resolutividade da equipa, a capacidade de orientar os doentes para cuidados em ambulatório, os utilizadores frequentes ou os internamentos evitáveis.

Os profissionais podem duplicar o seu vencimento, se cumprirem os objetivos que permitam receber os respetivos suplementos e incentivos ao desempenho.

“Neste arranque dos projetos, por não haver ainda um histórico de registo e avaliação dos indicadores, os profissionais vão receber 75% do valor máximo previsto”, mas caso a avaliação venha a revelar-se superior, será feito um pagamento com valor retroativo à data de início de funcionamento do CRI.

O programa de acompanhamento é assegurado em conjunto por cada ULS e pela Direção Executiva do SNS, pela Administração Central do Sistema de Saúde e pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

 

Mais Recentes

MSC Cruzeiros inaugura o maior Terminal de Cruzeiros do mundo

há 7 horas

Uma pergunta que importa fazer: perda súbita de peso nas pessoas após os 60 anos é normal?

há 7 horas

A pele exige cuidados especiais: dicas para a tratar melhor depois dos 65 anos

há 8 horas

Todo o cuidado é pouco depois dos 50: conheças as 5 doenças cardíacas que mais o podem afetar

há 8 horas

Pela sua saúde beba água, especialmente se tiver mais de 55 anos

há 9 horas

Tem dúvidas sobre o preenchimento do IRS? Obtenha aqui as respostas de forma rápida (e gratuita)

há 9 horas

Tailândia lança novo Sistema de Cartão de Chegada Digital obrigatório

há 10 horas

Vende roupa ou outros objetos em segunda mão online? Saiba se tem de declarar no IRS

há 10 horas

5 peças dos anos 60 que se tornaram num clássico no mundo da moda

há 11 horas

Suplementos para evitar a perda muscular (ou sarcopenia) em pessoas maiores de 55 anos

há 12 horas

Ciência encontrou a solução para evitar o envelhecimento

há 12 horas

500 mil euros é quanto custa o isqueiro de charutos mais caro do mundo

há 12 horas

Entenda os efeitos do café e do chá nas suas capacidades cognitivas se já passou dos 60 anos

há 13 horas

Musculação depois dos 60 anos ajuda a garantir saúde e a retardar doenças

há 13 horas

Este é (novamente) o destino preferido dos portugueses para a Páscoa

há 13 horas

Os 7 melhores destinos para viajantes séniores: um deles é português

há 13 horas

Como cuidar da saúde aos 60 anos? 5 dicas da ciência para viver melhor esta etapa

há 13 horas

Na próxima sexta-feira o Cristo Rei “pinta-se” de azul (e nada tem que ver com futebol)

há 14 horas

Pode acontecer a qualquer um: como preencher a Declaração Amigável de Acidente Automóvel?

há 14 horas

Esteja frio ou calor: isto é o que significa ter as mãos sempre frias

há 14 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.