Um momento mágico e incomparável, resultante do encontro entre dois génios, é o mote de “Monet meets Beethoven”, o primeiro concerto imersivo desenvolvido pelo ateliê OCUBO em parceira com a Fever para a Immersivus Gallery, que terá lugar no dia 2 de março, pelas 21h, no Reservatório da Mãe D’Água das Amoreiras.
O concerto une a projeção multimédia a 360º do universo impressionista de Claude Monet na arquitetura do Reservatório à interpretação ao vivo de algumas das mais geniais obras de Ludwig van Beethoven, numa combinação emotiva e arrebatadora que não deixará ninguém indiferente.
A partir da plataforma do Reservatório, por entre as águas, ecoarão temas tão emblemáticos como a Sinfonia nº 5, Op. 67, a Sinfonia nº 9, Op. 125 ou a Sonata para Piano nº 8 (Sonata Patética), cuja força e dinamismo se espelham na explosão cromática e no movimento de pinturas como “Ramo de Girassóis”, “O Passeio, Mulher com Sombrinha” ou “Crepúsculo em Veneza”, transformando o interior do edifício num palco intimista, enquadrado por uma monumental tela.
A interpretação estará a cargo de um quarteto de cordas composto por Daniela Barraza e André Teixeira (Violinos), Lia Caride (Viola) e Lívia Mendes (Violoncelo).
Segundo Edoardo Canessa, Produtor Executivo da Immersivus Gallery, “Monet Meets Beethoven é um concerto extremamente impactante, que une a poesia visual e musical de dois génios que quebraram paradigmas e que deixaram uma profunda marca no mundo. A envolvente do Reservatório da Mãe D’Água, com a presença da água, cria o ambiente perfeito para uma viagem totalmente imersiva ao centro da Arte, onde não só as sensações, mas sobretudo a alma a emoção de cada um é tocada, desafiada. Quando Monet e Beethoven se encontram, o resultado é sublime, e transcende em muito a simples soma das partes.”
A 17 de dezembro de 1770, em Bonn, na Alemanha, era batizado um dos grandes génios musicais da humanidade, o “poeta-músico” que viria a inaugurar a tradição do compositor livre. 13 anos após a sua morte, no dia 14 de novembro de 1840, em Paris, nascia um dos fundadores do movimento impressionista, um pintor de extrema sensibilidade cuja obra ficou pautada pela sua interminável busca pela captura da luz.
O encontro de ambos em “Monet Meets Beethoven” surge no âmbito do espetáculo multimédia “Impressive Monet”, que se encontra atualmente em exibição nas Immersivus Gallery Lisboa e Porto, e que conta já com um total de mais de 120 mil visitantes. Os bilhetes para o concerto imersivo custam entre 23€ e 30€ e podem ser adquiridos através da plataforma WWW.PORTUGALAGENDA.COM.