O primeiro Atelier de Pintura será orientado pela artista plástica Filipa Godinho e será dedicado à arte do Retrato, desde o pensamento até à criação prática. Os alunos vão poder desenvolver a técnica da pintura aplicada ao retrato, representando artistas icónicos que já tenham passado pelo Coliseu, experimentando diversas técnicas de desenho (como carvão, caneta e grafite) e de pintura (acrílico, aguarela e pastel).
Desde o formato da cabeça ao olhar, do sorriso à cor, luz e sombra, neste breve curso de pintura os participantes vão desenvolver técnicas que permitam convocar a emoção e fazê-la habitar a imagem, dando vida aos olhares e rostos. No final do programa, os alunos terão a oportunidade de expor no Coliseu os trabalhos realizados e, quem sabe, serem vistos por alguns dos artistas retratados.
As artes plásticas estão nas raízes do Coliseu. Ainda antes de se edificar como o Coliseu que todos conhecem (1941), neste lugar, no antigo Jardim Passos Manuel, já se apoiavam exposições e criações de jovens artistas, desde a pintura, à dança, cinema e música. Na componente das artes plásticas destaca-se a exposição de 1916, no Salão do Jardim Passos Manuel, onde
Amadeo Souza Cardoso teve a sua primeira exposição individual, com 114 obras, com o título “abstraccionismo”.
A existência de um Serviço Educativo no Coliseu, que teve início em 2023, traz a vontade de honrar esse legado, adicionando a todas as artes que o Coliseu já recebe, a pintura e as artes plásticas. Será justamente no Salão Jardim, sala cujo nome homenageia esta história, que ocorrerão as primeiras aulas de pintura do Serviço Educativo Coliseu.
O Atelier de Pintura – Retrato decorre entre 14 de maio e 26 de junho e terá a duração de 20 horas, divididas por oito sessões. Está disponível para maiores de 15 anos, com ou sem experiência prévia. As inscrições podem ser feitas através do e-mail
educativo@coliseu.pt ou através do site do Coliseu, em
www.coliseu.pt/educativo/atelier-pintura.