Para hoje conte com céu geralmente muito nublado, apresentando boas abertas, em especial na região Norte do país, e também no Interior. Os aguaceiros, geralmente moderados, são mais prováveis a partir do meio da manhã nas regiões do Litoral Centro e no Sul, podendo à tarde começar a surgir em todo o país – de acordo com os especialistas do ‘LusoMeteo’, é possível a ocorrência de trovoada na região sul do país, onde os aguaceiros podem ser, em regra, mais intensos.
O IPMA indicou também que hoje é expectável “céu muito nublado”, com “períodos de chuva na região Sul, estendendo-se gradualmente às restantes regiões a partir do final da manhã, e que será fraca e pouco frequente no nordeste transmontano e na Beira Alta”. Mais: “vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas” e uma “subida da temperatura mínima, em especial no litoral.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à previsão de agitação marítima forte, colocou esta terça-feira 10 distritos do continente sob aviso amarelo, ficando os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga, sob o aviso entre as 9 horas de hoje até às 9 horas de quarta-feira – já os distritos de Far, Setúbal, Lisboa, Leiria e Beja vão estar sob o aviso entre as 9 horas desta terça-feira até ao meio-dia de amanhã.
O IPMA emitiu também aviso laranja para a costa norte da ilha da Madeira e para o Porto Santo por causa da agitação marítima a partir das 3 horas de hoje e até à meia-noite de quarta-feira, passando depois a aviso amarelo.
Quanto ao arquipélago dos Açores, o grupo ocidental (Flores e Corvo) vai estar até à meia-noite desta terça-feira sob aviso laranja por causa da agitação marítima forte, passando depois a aviso amarelo.
Também por devido ao estado do mar agitado, o grupo central dos Açores (Terceira, São Jorge, Faial, Pico e Graciosa) vão estar sob aviso amarelo até às 15 horas de hoje.
O IPMA salienta que o aviso laranja indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.