Como podem os serviços mudar a sua condição financeira?

Esta semana, Ariana Nunes (educadora financeira e criadora do canal YouTube “Renda Maior) dá a conhecer aos leitores da Forever Young a forma como os serviços financeiros podem auxiliar a sua gestão orçamental.

Quantos de nós já nos deparamos com o facto da nossa situação financeira estar complicada ou termos a noção que está fora de controle? Acho que a maioria de nós já sentiu isso em algum momento da sua vida.

E como alterar a realidade atual? Haverá alguma maneira por onde começar ou ser ajudado nessa mudança? Quantos já não tivemos, aquele momento em que nos apercebemos que não conseguimos evoluir e precisamos de ajuda para encontrarmos as nossas metas.

        

  1. Serviços disponíveis para ajudar

 

Na língua inglesa, existe uma expressão – “DIY” – que significa em inglês “Do It Yourself”, isto é “faça você mesmo”, isto é, através dos nossos conhecimentos conseguimos fazer as coisas por nós. Coisas essas, tal como consertar ou criar algo, sem recorrer a ninguém ou algum tipo de serviço pago. Nas finanças é exatamente igual, podemos ser nós próprios a elaborar um plano, traçar objetivos e ainda fazer o nosso próprio acompanhamento, tudo sem gastar um único euro. Porém, hoje em dia, já temos maneiras mais eficazes de atingir o sucesso financeiro sem que nos auto-sabotemos, pois há essa tendência quando estamos por nossa conta.

Quantas vezes deixamos de cumprir os nossos planos ou abandonamos as nossas metas? Por vezes, até basta um momento menos bom e lá estamos nós a estragar o que já tínhamos conseguido fazer. Com isso, aparece a desmotivação, frustração e o pior de tudo, o comodismo, quando, simplesmente, o tempo passa sem que exista alguma mudança positiva nas nossas vidas.

A verdade é que conseguimos arranjar imensas desculpas para tudo, mas quando se trata de pensar em soluções, ficamos estagnados e sem ideia nenhuma de como alterar o nosso cenário.

Atualmente, porque o psicológico tornou-se o fator chave para uma vida saudável, temos que apostar, cada vez mais, nas nossas competências, aprendizagens e claro, aumentar o nosso conhecimento. Temos que que estar constantemente, a elevar a nossa inteligência financeira, para que seja possível dominar bem estes assuntos. É, por isso, imprescindível perceber como funciona o dinheiro e como podemos tirar o melhor partido dele. Pelo que, hoje em dia, já existem serviços de mentoria e coaching financeiro que podem ajudar nessa jornada.

 

  1. O que é a mentoria financeira?

 

Sabemos já que é primordial perceber como funciona o dinheiro e como podemos tirar o melhor partido dele. Por isso, a mentoria financeira irá ajudar na aprendizagem, através da partilha de experiências e competências, provenientes de outras pessoas com maior conhecimento da área.

Não é aconselhamento financeiro, será sim, uma partilha de informação, baseada em desenvolvimento pessoal, com base em situações reais e no acompanhamento dos próximos passos, traçando desde o que aconteceu no passado financeiro da pessoa até aos possíveis resultados esperados no futuro. Normalmente, as sessões são livres e recorrentes para que exista a retirada de dúvidas que vão surgindo e para que se veja, qual é o ponto da situação em que se está.

 

  1. Para que serve o coaching financeiro?

 

Muito se fala em coaching, traduzindo seria um “treinador”, que estimula o nosso potencial, treinando-nos para conseguirmos alcançar os melhores resultados. Mas esses resultados estão em nós e são fruto do nosso bom desempenho. Assim, ao aceder a serviços de coaching financeiro vai-se ter acesso a um acompanhamento personalizado, traçando um plano que nos permita chegar aos nossos objetivos. De enfatizar a importância desses objetivos serem mensuráveis, colocando metas a atingir. Tudo isto significa na prática, sermos orientados financeiramente para adotarmos e adaptarmos os melhores comportamentos em relação ao dinheiro. Neste sentido, existe um plano de sessões que são elaboradas num contexto de “caminho a percorrer”. Este tipo de serviços são indicados para quem tem questões de endividamento, dificuldades em gerir o dinheiro e/ou quer atingir certos objetivos, como a liberdade financeira ou uma determinada quantia de património.

 

Modernices ou não, estes serviços vieram para ficar e têm sido bastante úteis para as pessoas que a eles recorrem. Nomes como Tony Robbins (o famoso coach americano), entre outros, fazem com que não existam muitas dúvidas da sua eficiência. Afinal, como o próprio Tony Robbins refere: “Saiba que são as suas decisões e não as suas condições que determinam o seu destino.”*

 

 

*Todo o conteúdo neste artigo apenas serve para fins educacionais e não representa qualquer tipo de aconselhamento financeiro. Consulte sempre um especialista certificado ou faça a sua própria análise no que se trata a investir, pois envolve risco de perdas.

 

 

 

Por Ariana Nunes
(Educadora financeira e criadora do Canal Renda Maior no YouTube)
Site: www.rendamaior.pt

 

 

 

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...