A KLM Royal Dutch Airlines acaba de celebrar o seu 104º aniversário de forma tradicional, apresentando a mais recente adição à sua coleção em porcelana Delftware de réplicas de edifícios com uma história única nos Países Baixos.
A nova miniatura retrata o edifício da estação de comboio mais antiga neerlandesa, que se situa em Valkenburg aan de Geul, na província de Limburgo. Esta estação é ainda utilizada como paragem na linha de Heuvelland, entre Maastricht e Heerlen. Com quase 170 anos de idade, o edifício é património nacional, propriedade da NS Dutch Railways e da companhia de gestão ferroviária ProRail.
A mais recente adição à coleção foi apresentada ao presidente da câmara local, Daan Prevoo, pela Presidente e CEO da KLM, Marjan Rintel, numa receção realizada em frente ao edifício da estação, que contou com a presença de várias centenas de convidados.
O edifício da estação de comboios, semelhante a um castelo, foi concebido pelo arquiteto Jacob Enschedé em estilo revivalista gótico inglês, com torres de canto e ameias, e estava de acordo com o estilo preferido dos sumptuosos spas pelos quais Valkenburg é famosa. A estação entrou em funcionamento há quase 170 anos, a 23 de outubro de 1853, como paragem da primeira ligação ferroviária internacional entre Maastricht e Aachen. Totalmente restaurada em 2005, a estação continuou a desempenhar um importante papel em termos de infraestruturas para a cidade de Valkenburg aan de Geul, que atrai turistas de todo o país e não só.
As três estações preferidas nos Países Baixos
Segundo um monitorizador de experiência de estação gerido pela NS Dutch Railways e pela ProRail, com base nas pontuações atribuídas pelos passageiros no ano passado, a estação de
Valkenburg está entre as três preferidas nos Países Baixos. A KLM optou por adicionar a estação à sua coleção, em parte para celebrar o importante papel que os caminhos-de-ferro sempre desempenharam na acessibilidade dos Países Baixos. A KLM está a esforçar-se por fazer uma utilização mais ampla das opções entre transporte aéreo e ferroviário.
A estação faz parte da coleção de edifícios da NS Dutch Railways e da ProRail, composta por 50 estações, cada uma com o seu carácter arquitetónico único, que vale a pena conservar e tornar acessível ao público.