<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Congelar pão em papel alumínio: é melhor parar se quer que ele fique crocante

22 Maio 2025
Forever Young

Como se tivesse sido feito na hora.

O pão, em qualquer uma das suas infinitas formas — cereal, trigo, integral, vienense, baguete, etc. — é um alimento básico indispensável nos lares portugueses, do pequeno almoço ao jantar.

Embora tradicionalmente o pão fosse comprado diariamente, a falta de tempo e o ritmo de vida levaram a outros hábitos de consumo para que, sem o dispensar, não tenhamos de ir à padaria todos os dias. Uma das opções mais comuns é congelá-lo, mas mais importante é a forma como o faz, pois  determina o sabor e a textura do pão quando o descongela.

O método mais eficaz é usar filme plástico ou sacos com fecho hermético. O segredo, no entanto, é evitar deixar espaços de ar, pois isso estimula a formação de cristais de gelo, que são responsáveis ​​por deixar o pão macio e encharcado quando descongelado. Se usarmos filme plástico, devemos garantir que ele agarra bem o pão. E se fizermos isso com o saco, deixe-o no vácuo.

O método tradicional, ou seja, deixar o pão descongelar à temperatura ambiente sobre uma grade, sem cobri-lo com panos ou sacos, garante o resultado. Agora, se quisermos devolver o crocante da sua crosta, o forno, cerca de 10 minutos a uma temperatura de 180º, é o seu melhor aliado.

E a opção mais moderna: a air fryer. Basta colocar o pão na grelha da máquina durante cerca de 5 minutos.