Mas os carros elétricos não são novidade.
O inventor escocês Robert Anderson desenvolveu a primeira carruagem elétrica por volta de 1832, e William Morrison, do estado americano de Iowa, aperfeiçoou o modelo décadas depois. No virar do século, quase um terço de todos os veículos nos Estados Unidos era elétrico. Um dos primeiros entusiastas do veículo elétrico foi o próprio pai da eletricidade, Thomas Edison.
Thomas Edison previu a invenção das baterias recarregáveis
Edison sabia que os carros elétricos dependeriam de baterias recarregáveis, embora não conseguisse desenvolvê-las. Uma das fábricas de carros elétricos mais famosas de hoje tem o nome de seu rival Nikola Tesla.
Alguns carros elétricos ainda são muito caros
O preço do modelo mais barato do novo Roadster da Tesla será de 200 mil dólares, e o atual carro mais em conta da empresa custa 41 mil dólares. A Chevy, a Nissan e a Hyundai oferecem carros por volta de 30 mil dólares.
Há economia a longo prazo
Em média, o dono de um carro elétrico gasta de 6 mil a 10 mil dólares menos com a sua manutenção do que o dono de um carro convencional. Uma das razões: estes carros não têm transmissão nem embraiagem.
Onde fica a bateria?
Ocupa todo o piso do veículo. O prometido GMC Hummer elétrico chegará a 3,3 toneladas, 300 quilos a mais do que o modelo a gasolina.
Há cerca de 22 mil pontos públicos de recarga nos Estados Unidos
Espera-se que o número triplique até 2023.
Os carros elétricos ainda precisam de mais recargas do que carros comuns
O carro elétrico médio percorre uns 400 km com carga total, autonomia bem mais pequena do que a dos carros a gasolina com tanque cheio. Mas estão a melhorar.
Vão de zero a 100 km/h mais depressa do que os carros convencionais
Esse aumento de velocidade ocorre sem barulho. O silêncio não agrada a muitos condutores, por isso que vários fabricantes de carros elétricos estão a pensar introduzir o som do motor.
Fabricar ao som de música
Na fábrica Xpeng Motors, em Zhaoqing, na China, os robôs que os constroem tocam “My Heart Will Go On”, com Celine Dion, enquanto trabalham.
Posso lavar nas máquinas?
A água não vai danificar componentes elétricos nem a bateria porque esses sistemas são vedados para impedir a entrada de água.
Impactam o meio ambiente?
Embora produzam menos emissões do que os carros convencionais, os carros elétricos não deixam de ter consequências ambientais. A sua produção gera emissões pela necessidade de extrair cobalto e lítio para as baterias.