Partilhar

Conheça o Honda Civic agora em modo automático

A décima geração deste veículo da marca japonesa acaba de ficar mais enriquecida com a chegada de uma caixa de velocidades automática, exclusiva para as versões diesel.

25 Abril 2019
Forever Young
Conheça o Honda Civic em modo automático

O Honda Civic encontra-se já na sua décima geração e é atualmente um carro global, sendo que isso faz com que a marca tenha de estar ainda mais atenta às mais variadas solicitações dos mercados onde este modelo é comercializado. E uma das que mais se tem destacado nos últimos é a que pede uma caixa de velocidades automática para a motorização diesel. Bem, a Honda ouviu e ela aqui está.

Trata-se de uma caixa automática de nove relações e é a primeira vez que é combinada com uma motorização diesel na gama Civic. Sendo que se encontra disponível tanto na versão de cinco portas, como na carroçaria de maiores dimensões de quatro portas, ou Sedan, como a marca lhe chama. As versões a gasolina continuam a ser equipadas com a caixa automática de variação contínua, mas a opção diesel desta gama passa a incluir uma caixa de velocidades automática convencional.

A maior diferença, das que são visíveis, está no habitáculo, na consola central, entre os assentos dianteiros, pois, em vez do tradicional seletor das posições da caixa de velocidades automática, está agora um conjunto de botões, bastante prático, intuitivo e que proporciona um visual mais limpo e simples ao habitáculo. Mesmo nas manobras mais simples, como as manobras de estacionamento, por exemplo, esta solução revelou-se bastante simples de utilizar, uma vez que a posição “D”, ou Drive, é a que tem o lugar de maior destaque e a “R”, de Reverse ou marcha atrás, é um comando que puxamos para trás e que se torna bastante intuitivo.

Depois de arrancarmos, a primeira impressão que temos tem a ver com o regime escolhido pela caixa de velocidades automática para a passagem de uma relação para outra, que é um pouco mais acima do que aquele que nos costuma ser indicado pelas setas verdes nas versões de caixa manual. Nesta versão, e com uma condução convencional, as passagens de caixa acontecem algures entre as 2.000 rpm e as 2.500 rpm numa aceleração convencional e num ritmo mais tranquilo ou um pouco mais acima quando nos queremos “despachar”.

A rapidez da passagem de relação não é tão rápida como uma caixa de dupla embraiagem, como seria de esperar, mas as nove relações disponíveis conseguem adaptar-se razoavelmente a cada momento, revelando-se numa parceria bastante positiva para a motorização diesel de 1,6 litros com 120 cavalos de potência. Além do modo “D” mais convencional, está também disponível um mais desportivo “S”, que tem o objetivo de melhorar a resposta às solicitações do acelerador e se estes dois não forem suficientes, basta usar as hastes encaixadas na parte de trás do volante, que ativam um modo manual e nos permitem ser nós a escolher a relação desejada. Pelo menos, enquanto o sistema achar que não estamos a abusar, caso contrário, será este a decidir a melhor altura de passar para a relação acima ou abaixo, enquanto ignora as asneiras que possamos estar a fazer.

Conhecido pelas suas médias de consumo muito comedidas, o motor 1.6 i-DTEC é aqui um pouco prejudicado em termos de consumo e é perfeitamente normal que as médias indicadas pelo computador de bordo passem a estar cerca de 1,2 litros acima do que conhecíamos da versão de caixa manual. No entanto, com uma condução tranquila e rotineira com um pouco de trânsito à mistura, os cerca de seis litros de média com que terminámos o nosso ensaio não nos parecem minimamente preocupantes para um modelo deste género.

A diferença de preço face à versão de caixa manual é de 1.900 euros, se considerarmos a versão Executive Premium aqui ensaiada, e tal como já referimos, apenas está apenas disponível com a motorização Diesel. De salientar que esta versão Executive Premium ocupa o lugar de topo da gama Civic e que, por isso, é a que tem a dose mais generosa em termos de equipamento mas também o preço mais elevado. Entre os diversos elementos que podemos encontrar nesta versão, destaque para o sistema de iluminação totalmente em LED, para o sistema de navegação e para o carregamento para o telemóvel sem fios, entre diversos outros.

Texto de André Mendes (Automonitor).

Mais Recentes

IRS: «se receber menos não estranhe», afirma Ministério das Finanças

há 14 horas

Qual é a melhor posição para dormir? Especialistas esclarecem

há 14 horas

Óbito: Morreu o produtor de cinema de animação Diogo Carvalho

há 14 horas

Mentira patológica: «A mentira excessiva é um sintoma comum de diversas doenças mentais», Inês Oliveira Ferreira, psicóloga

há 15 horas

«Viajar com amigos faz bem à saúde mental», garante a ciência

há 15 horas

“Teste do sal e pimenta”: conheça a nova polémica nas entrevistas de emprego

há 15 horas

Quer manter um cabelo saudável? Siga estas dicas

há 16 horas

Descubra as cores certas para decorar cada espaço da sua casa

há 16 horas

Benefícios que pode retirar do consumo de camarão

há 16 horas

Lisbon Marriott distinguido pela AHP pelo seu compromisso com a sustentabilidade

há 17 horas

Plano para a Resposta Sazonal em Saúde para verão ativado em maio

há 17 horas

Uma hora de ecrã depois de deitar aumenta o risco de insónia em 59%, revela estudo

há 17 horas

Já pode entregar IRS: prazo prolonga-se até junho

há 18 horas

Monte da Amendonça: Retiros que transformam

há 19 horas

Hotel celebra Páscoa com menu especial, oficina de artes e caça aos ovos

há 19 horas

Seis erros comuns na escolha de probióticos (e como evitá-los)

há 20 horas

Hoje, o universo tem uma mensagem importante para estes 4 signos

há 21 horas

easyJet celebra aniversáriocom descontos especiais

há 21 horas

Mais de 4 mil euros: é o que esta agência espacial vai pagar a quem aceitar ficar 10 dias na cama

há 21 horas

Pombos-correio para o marketing? A E-goi lança o Pidgital

há 21 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.