Má alimentação
Bons hábitos alimentares não devem ser preocupação apenas para emagrecer ou ganhar massa. Certas opções, como ultraprocessadas, embutidas, enlatadas e ricas em gorduras trans e açúcares, podem promover acelerar o envelhecimento celular, com consequente da inflamação do organismo.
Consumo insuficiente de água
O corpo humano é composto por cerca de 70% de água, por isso, o líquido é essencial para a manutenção do organismo. Estar desidratado – mesmo que um pouco – faz a pessoa sentir-se rígida, fraca, lenta e como se estivesse 10 anos mais velha.
Falta de proteção solar
Não importa se está frio ou se você não vai sair de casa, o protetor solar deve ser seu melhor amigo na rotina de skincare. Além de favorecer o risco de cancro de pele, a luz solar excessiva — bem como a luz dos ecrãs — prejudica as células e promove sinais visíveis de envelhecimento, como manchas e rugas.
Stress
Esse fator pode levar a transtornos mentais e acelerar o envelhecimento.
Falta de sono
O ditado “sono da beleza” é real, visto que a insónia ou a baixa qualidade de sono refletem-se em diversos aspetos da saúde, favorecendo a inflamação do organismo e levando ao envelhecimento biológico precoce.