Conheça os segredos e benefícios da beterraba

Nem todos gostam deste alimentos, mas o que ele nos dá é muito e muito importante.

Betacianina
Um tipo de pigmento vegetal, a betacianina contribui para a proteção das células contra carcinógenos prejudiciais ao organismo, e também tem a capacidade de combater tumores. É ela que confere à beterraba a cor avermelhada e também está associada à atividade antioxidante.

Betaína
Estudos preliminares sugerem que esta substância pode ser útil na redução dos níveis de homocisteína, um aminoácido associado ao aumento do risco de doenças cardíacas.

Fibra
A fibra solúvel encontrada na beterraba pode estar associada à redução dos níveis de LDL-colesterol (“mau”). A fibra solúvel forma uma massa semelhante a um gel em torno das partículas dos alimentos. Isso evita a absorção do colesterol, eliminando-o. A pectina e o betaglucano são dois tipos de fibras solúveis particularmente benéficas na redução dos níveis de colesterol. A fibra solúvel também ajuda no controle da diarreia e pode regular os níveis de glicose no sangue. Pode aumentar a sensação de saciedade, ajudando na perda de peso.

Ácido fólico
É um tipo de vitamina do complexo B presente em vegetais de folhas verde-escuras. Ajuda a prevenir defeitos no tubo neural de recém-nascidos e pode diminuir os níveis do aminoácido homocisteína. Ajuda a prevenir malformações congênitas e pode também ajudar a proteger o organismo de doenças cardíacas e do cancro. Uma chávena de beterraba cozida contém 136 mcg de folato, que representam 34% da dose diária recomendada.

Oxalatos
Encontrados nos vegetais verdes, são compostos que se ligam ao cálcio, ferro e zinco, bloqueando sua absorção no corpo.

Saponina
Encontrada em pequenas quantidades na beterraba, a saponina pode ajudar na ligação química do colesterol no sistema digestivo, diminuindo o risco de doenças cardíacas.

Sugestões para incluir a beterraba na dieta

  • O risoto pode ser uma boa opção
  • Amasse a beterraba cozida com iogurte ou com creme de leite light e vinagre a gosto. Coloque no frigorifico e sirva como sopa
  • Coloque a beterraba cozida e cortada (ou em conserva) nos sanduíches de frango ou carne, substituindo as fatias de tomate.
  • Corte em tiras o legume cru e sem casca. Pode usarem vez de cenoura no bolo de cenoura ou no pão de cenoura
  • Faça uma salada de repolho cru com beterraba descascada e cozida, vinagre balsâmico, mostarda e aneto.
  • Misture beterraba cozida e cortada com azeite e sumo de lima. Use como molho para o salmão.
    Azia: descubra como a alimentação pode ajudar

 

Ler Mais