Sonolência
Os níveis baixos de vitamina D podem afetar o padrão de sono, pois a sua ausência eleva os níveis da hormona do stress e cortisol. Com isso, a tendência é que se fique cansado com mais frequência e tenha ciclos curtos de sono, despertares noturnos e outros distúrbios do sono.
Dor nos ossos
Uma das manifestações musculoesqueléticas mais importantes da vitamina D. É comum a pessoa sentir dor nos ossos, fraqueza nos músculos, baixa massa óssea e fraturas. O déficit do nutriente também leva a quedas frequentes e aumenta o risco de lesões.
Infeções frequentes
Com um papel significativo no sistema imunológico, a falta de vitamina D expõe o corpo a diferentes tipos de patógenos. Diversos estudos descobriram que pessoas com baixos níveis de vitamina D correm maior risco de contrair asma e infeções por gripe.
Depressão
O início da depressão pode ser devido a várias razões e a falta de vitamina D é uma delas. Um estudo de 2020 publicada no jornal Depression and Anxiety descobriu que os suplementos de vitamina D podem ajudar pessoas depressivas.
Queda de cabelo
A vitamina D tem um papel fundamental na estimulação dos folículos capilares e na aceleração do crescimento capilar. A falta dessa vitamina leva a um crescimento de cabelo fraco e atrofiado e também causa uma queda maciça de cabelo.
Quais são os principais alimentos ricos em vitamina D?
gema do ovo
castanha-de-caju
nozes
queijos
manteiga
leite
carne vermelha (bovina e de porco)
frango
frutos do mar
salmão
sardinha
ostras e mariscos