Partilhar

Conhece a proposta de candidatura de Fátima a Património da Humanidade? Concorda?

O Turismo do Centro considerou que o conjunto monumental existente no Santuário de Fátima, no distrito de Santarém, justifica plenamente a candidatura a Património da Humanidade, sugerida pelo historiador de arte Vítor Serrão, avança a Lusa. O presidente da entidade que engloba cem municípios, entre os quais Ourém, de que faz parte Fátima, avançou à agência Lusa que o Turismo do Centro “aplaude esta proposta feita pelo professor Vítor Serrão”. “Na verdade, a qualidade do conjunto monumental e artístico que podemos apreciar no Santuário de Fátima é surpreendente e merece reconhecimento”, afirmou Raul Almeida. Ao longo de décadas, recordou o responsável do Turismo do Centro, o Santuário “convidou alguns dos melhores artistas nacionais para deixarem o seu cunho no recinto, sob a forma de obras de arte de grande qualidade”. “Este conjunto monumental justifica plenamente uma candidatura a Património da Humanidade da UNESCO”, sublinhou. O Centro de Portugal tem já quatro lugares classificados como Património da Humanidade: Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro da Batalha, Convento de Cristo, em Tomar, e Universidade de Coimbra, Alta e Sofia. “São todos a poucos quilómetros de Fátima, pelo que, a concretizar-se a ideia do professor Vítor Serrão, um percurso pelos cinco lugares com a classificação máxima da UNESCO seria mais um incentivo à sua descoberta em conjunto”, defendeu Raul Almeida. Assim, a região “beneficiaria muito” com uma candidatura do Santuário de Fátima, até mesmo sem a atribuição do estatuto. “Mesmo que não fosse aprovada, motivaria novas visitas ao Santuário, com milhares de pessoas a descobrirem as obras de arte que atualmente são pouco divulgadas – incluindo pessoas cuja motivação não é religiosa, mas apreciadores de arte e do património”. A divulgação associada ao processo atrairia “visitantes que contribuem para a economia local e regional”. Caso a classificação fosse consumada, “Fátima entraria no lote restrito de…

21 Setembro 2023
Forever Young

O Turismo do Centro considerou que o conjunto monumental existente no Santuário de Fátima, no distrito de Santarém, justifica plenamente a candidatura a Património da Humanidade, sugerida pelo historiador de arte Vítor Serrão, avança a Lusa.

O presidente da entidade que engloba cem municípios, entre os quais Ourém, de que faz parte Fátima, avançou à agência Lusa que o Turismo do Centro “aplaude esta proposta feita pelo professor Vítor Serrão”.

“Na verdade, a qualidade do conjunto monumental e artístico que podemos apreciar no Santuário de Fátima é surpreendente e merece reconhecimento”, afirmou Raul Almeida.

Ao longo de décadas, recordou o responsável do Turismo do Centro, o Santuário “convidou alguns dos melhores artistas nacionais para deixarem o seu cunho no recinto, sob a forma de obras de arte de grande qualidade”.

“Este conjunto monumental justifica plenamente uma candidatura a Património da Humanidade da UNESCO”, sublinhou.

O Centro de Portugal tem já quatro lugares classificados como Património da Humanidade: Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro da Batalha, Convento de Cristo, em Tomar, e Universidade de Coimbra, Alta e Sofia.

“São todos a poucos quilómetros de Fátima, pelo que, a concretizar-se a ideia do professor Vítor Serrão, um percurso pelos cinco lugares com a classificação máxima da UNESCO seria mais um incentivo à sua descoberta em conjunto”, defendeu Raul Almeida.

Assim, a região “beneficiaria muito” com uma candidatura do Santuário de Fátima, até mesmo sem a atribuição do estatuto.

“Mesmo que não fosse aprovada, motivaria novas visitas ao Santuário, com milhares de pessoas a descobrirem as obras de arte que atualmente são pouco divulgadas – incluindo pessoas cuja motivação não é religiosa, mas apreciadores de arte e do património”.

A divulgação associada ao processo atrairia “visitantes que contribuem para a economia local e regional”.

Caso a classificação fosse consumada, “Fátima entraria no lote restrito de lugares distinguidos pela UNESCO como Património da Humanidade, o que teria consequências na sua promoção em todo o mundo e consequente aumento dos fluxos turísticos”.

Por estas razões, “o Turismo do Centro está, naturalmente, disponível para participar numa candidatura”, caso se concretize.

“A experiência que temos com os quatro lugares classificados demonstra que são um foco muito importante de atração de visitantes, nacionais e estrangeiros, e geram mais-valias para a economia local, regional e nacional”, concluiu o presidente da entidade.

A sugestão de candidatura do conjunto monumental do Santuário de Fátima a Património da Humanidade da UNESCO foi avançada no dia 13 pelo historiador de arte Vítor Serrão, na Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima.

Na apresentação do livro “Fátima e a criação artística: o Santuário e a Iconografia”, da autoria de Marco Daniel Duarte, o professor catedrático emérito da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa defendeu que o conjunto formado pela arquitetura, pintura, escultura, vitrais, mobiliário litúrgico e demais arte do Santuário é “uma obra de arte digna de ganhar lugar de destaque no património da humanidade”.

O reitor do Santuário de Fátima recusou comentar a possibilidade de candidatura à classificação pela UNESCO.

 

Mais Recentes

Tradição e sofisticação sentam-se à mesa de Páscoa do Capítulo Restaurant & Bar

há 12 horas

Opinião: «Dia Mundial Atividade Física – saúde e atividade física»,

há 13 horas

Refúgio familiar com sabor, conforto e diversão na Páscoa

há 14 horas

Carbonara Day: saiba onde saborear os melhores pratos

há 16 horas

Tradição da tasca portuguesa e modernidade dos cortes de carnes maturadas: é assim o Retasco

há 17 horas

Brunch buffet e diversão garantida para toda a família: mais uma sugestão para a Páscoa

há 2 dias

La Mafia se sienta a la mesa lança cocktails primaveris e harmonizações de autor

há 2 dias

Salutem junta-se à Corrida Sempre Mulher

há 2 dias

Mama Loves Easter: um brunch de Páscoa para toda a família

há 2 dias

Celebre a Páscoa com experiências memoráveis em Portugal, no Brasil e em Itália

há 2 dias

Pode não ser fácil mas faz bem: conheça os benefícios de um duche gelado

há 2 dias

Dicas simples e rápidas para retirar o excesso de sal do bacalhau

há 2 dias

Nem todos os dias, nem todos os meses: é esta a periodicidade com que deve limpar os ouvidos

há 2 dias

Envelhecer é inevitável, mas ficar “velho” é uma escolha: vida após os 60 anos

há 2 dias

Nunca se esqueça: estas são as 5 coisas que o vão ajudar a proteger a sua saúde

há 2 dias

5 coisas que precisa de saber sobre a importância de ser uma pessoa autêntica

há 2 dias

Com este truque alemão elimine as manchas de humidade e o mofo das paredes

há 3 dias

Especialista recomenda estes três produtos da Mercadona para tratamento da pele

há 3 dias

Como bloquear chamadas indesejadas e por um fim ao spam

há 3 dias

Nem banana, nem maçã: esta é a fruta que deve comer diariamente se quiser ter cabelos fortes

há 3 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.