<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Conhece a proposta de candidatura de Fátima a Património da Humanidade? Concorda?

21 Setembro 2023
Forever Young

O Turismo do Centro considerou que o conjunto monumental existente no Santuário de Fátima, no distrito de Santarém, justifica plenamente a candidatura a Património da Humanidade, sugerida pelo historiador de arte Vítor Serrão, avança a Lusa. O presidente da entidade que engloba cem municípios, entre os quais Ourém, de que faz parte Fátima, avançou à agência Lusa que o Turismo do Centro “aplaude esta proposta feita pelo professor Vítor Serrão”. “Na verdade, a qualidade do conjunto monumental e artístico que podemos apreciar no Santuário de Fátima é surpreendente e merece reconhecimento”, afirmou Raul Almeida. Ao longo de décadas, recordou o responsável do Turismo do Centro, o Santuário “convidou alguns dos melhores artistas nacionais para deixarem o seu cunho no recinto, sob a forma de obras de arte de grande qualidade”. “Este conjunto monumental justifica plenamente uma candidatura a Património da Humanidade da UNESCO”, sublinhou. O Centro de Portugal tem já quatro lugares classificados como Património da Humanidade: Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro da Batalha, Convento de Cristo, em Tomar, e Universidade de Coimbra, Alta e Sofia. “São todos a poucos quilómetros de Fátima, pelo que, a concretizar-se a ideia do professor Vítor Serrão, um percurso pelos cinco lugares com a classificação máxima da UNESCO seria mais um incentivo à sua descoberta em conjunto”, defendeu Raul Almeida. Assim, a região “beneficiaria muito” com uma candidatura do Santuário de Fátima, até mesmo sem a atribuição do estatuto. “Mesmo que não fosse aprovada, motivaria novas visitas ao Santuário, com milhares de pessoas a descobrirem as obras de arte que atualmente são pouco divulgadas – incluindo pessoas cuja motivação não é religiosa, mas apreciadores de arte e do património”. A divulgação associada ao processo atrairia “visitantes que contribuem para a economia local e regional”. Caso a classificação fosse consumada, “Fátima entraria no lote restrito de…

O Turismo do Centro considerou que o conjunto monumental existente no Santuário de Fátima, no distrito de Santarém, justifica plenamente a candidatura a Património da Humanidade, sugerida pelo historiador de arte Vítor Serrão, avança a Lusa.

O presidente da entidade que engloba cem municípios, entre os quais Ourém, de que faz parte Fátima, avançou à agência Lusa que o Turismo do Centro “aplaude esta proposta feita pelo professor Vítor Serrão”.

“Na verdade, a qualidade do conjunto monumental e artístico que podemos apreciar no Santuário de Fátima é surpreendente e merece reconhecimento”, afirmou Raul Almeida.

Ao longo de décadas, recordou o responsável do Turismo do Centro, o Santuário “convidou alguns dos melhores artistas nacionais para deixarem o seu cunho no recinto, sob a forma de obras de arte de grande qualidade”.

“Este conjunto monumental justifica plenamente uma candidatura a Património da Humanidade da UNESCO”, sublinhou.

O Centro de Portugal tem já quatro lugares classificados como Património da Humanidade: Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro da Batalha, Convento de Cristo, em Tomar, e Universidade de Coimbra, Alta e Sofia.

“São todos a poucos quilómetros de Fátima, pelo que, a concretizar-se a ideia do professor Vítor Serrão, um percurso pelos cinco lugares com a classificação máxima da UNESCO seria mais um incentivo à sua descoberta em conjunto”, defendeu Raul Almeida.

Assim, a região “beneficiaria muito” com uma candidatura do Santuário de Fátima, até mesmo sem a atribuição do estatuto.

“Mesmo que não fosse aprovada, motivaria novas visitas ao Santuário, com milhares de pessoas a descobrirem as obras de arte que atualmente são pouco divulgadas – incluindo pessoas cuja motivação não é religiosa, mas apreciadores de arte e do património”.

A divulgação associada ao processo atrairia “visitantes que contribuem para a economia local e regional”.

Caso a classificação fosse consumada, “Fátima entraria no lote restrito de lugares distinguidos pela UNESCO como Património da Humanidade, o que teria consequências na sua promoção em todo o mundo e consequente aumento dos fluxos turísticos”.

Por estas razões, “o Turismo do Centro está, naturalmente, disponível para participar numa candidatura”, caso se concretize.

“A experiência que temos com os quatro lugares classificados demonstra que são um foco muito importante de atração de visitantes, nacionais e estrangeiros, e geram mais-valias para a economia local, regional e nacional”, concluiu o presidente da entidade.

A sugestão de candidatura do conjunto monumental do Santuário de Fátima a Património da Humanidade da UNESCO foi avançada no dia 13 pelo historiador de arte Vítor Serrão, na Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima.

Na apresentação do livro “Fátima e a criação artística: o Santuário e a Iconografia”, da autoria de Marco Daniel Duarte, o professor catedrático emérito da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa defendeu que o conjunto formado pela arquitetura, pintura, escultura, vitrais, mobiliário litúrgico e demais arte do Santuário é “uma obra de arte digna de ganhar lugar de destaque no património da humanidade”.

O reitor do Santuário de Fátima recusou comentar a possibilidade de candidatura à classificação pela UNESCO.

 

Mais Recentes

«Cuidado com o que lê nas redes sociais para perder peso: há riscos envolvidos», alertam especialistas

há 58 segundos

Seis descendentes vivos de Leonardo Da Vinci partilham cromossoma Y, segundo um estudo

há 11 minutos

Plano de emergência sem progressos signifcativos nos cuidados primários

há 21 minutos

Autoridades alertam: «Quase todo o país com risco muito elevado»

há 30 minutos

Combate à obesidade com sistema robótico dispara na Península Ibérica

há 16 horas

Spa lança linha inovadora de tratamentos para responder às exigências do estilo de vida moderno

há 16 horas

O fim de uma era: Toblerone confirma o adeus ao chocolate amargo

há 17 horas

Portugal no top ten dos melhores destinos para congressos

há 17 horas

Este é o esconderijo perfeito das bactérias: fica dentro do frigorifico, asseguram os especialistas

há 17 horas

O que é mais saudável: tomar banho de manhã ou à noite? Especialista responde

há 18 horas

Benefícios da leitura para os maiores de 50 anos

há 18 horas

Selfies: a forma como as tira revela muito sobre si (e sobre os outros)

há 18 horas

Beber água quente: benefícios para o bem estar do organismo

há 19 horas

Fervem em pouca água: estes são os signos mais temperamentais

há 19 horas

Óbito: Morreu o fisiculturista Nikita Tkachuk

há 19 horas

«Se quer diminui o risco de doenças cardíacas vá para cama a esta hora», revela estudo

há 19 horas

Hidroginástica: benefícios para a saúde

há 20 horas

Opinião: «Obesidade – a doença do “sim, mas…”», Gil Faria, cirurgião

há 20 horas

Com as temperaturas a aumentar, mantenha-se fresco: dicas, texturas leves e aromas revitalizantes

há 20 horas

Villas, casas e chalets: 6 portos de abrigo para férias com serviço de luxo

há 21 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.