Os sinais e sintomas da enxaqueca e a sua gravidade deles podem variar muito de pessoa para pessoa.
A dor de cabeça latejante e que ocorre num lado da cabeça é o sintoma mais comum, apesar de não ocorrer sempre desta forma.
Mas muitas pessoas com enxaqueca também podem apresentar náuseas e/ou vómitos, sensibilidade à luz e ao som.
Algumas pessoas podem ainda ter outros sintomas que podem parecer não estar associados com a enxaqueca, no entanto podem variar de acordo com a fase da enxaqueca.
Conheça os sinais e sintomas da enxaqueca em cada fase, mas tenha em mente que nem todos os pacientes passam necessariamente por todas elas.
Fase de pródromo (algumas horas ou dias antes do início da dor): pode notar mudanças subtis que sugerem o aparecimento futuro de uma enxaqueca.
Entre os sintomas mais comuns estão a constipação, mudanças de humor, desejos por comida, dor no pescoço, bocejo frequente, aumento da sede e da vontade de urinar, entre outros.
Fase de aura: neste estágio os sintomas da enxaqueca podem incluir hipersensibilidade ao toque, dificuldades em falar, distúrbios visuais como flashes de luz ou visão com borrões, sentir paralisia ou ter sensações de formigueiro. Cada um desses sintomas geralmente começa gradualmente e dura aproximadamente entre 20 minutos a uma hora.
Fase de dor: a dor de cabeça durante este estágio é unilateral, latejante e pode durar de quatro a mais horas. Os outros sintomas incluem náuseas, vómitos e sensibilidade à luz e ao som.
Fase de pós-dromo: nesta fase final da enxaqueca a pessoa pode sentir-se cansada, com alterações de humor e incapaz de se concentrar.