As mudanças horárias, normalmente, provocam o conhecido efeito jet-lag, que acaba por se fazer sentir, sobretudo, durante os primeiros dias de viagem.
Fadiga, desconcentração, irritação e até enjoos são os sintomas mais característicos do jet-lag. Para impedir ou amenizar que este seja uma condicionante e que consiga aproveitar as suas viagens futuras, deixamos em seguida alguns conselhos úteis.
Prepare-se com antecedência
Adapte o organismo ao fuso-horário do local a visitar alguns dias antes da viagem. Mantenha a sua rotina de sono, pois a sua importância na qualidade de vida não muda com o horário. Uns dias antes da partida, tenha o cuidado de se deitar mais tarde, caso a viagem seja para Oeste, ou mais cedo se o destino ficar a Este.
Coma bem
Uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental. Durante uma viagem opte por refeições leves e, de preferência, ricas em proteína. Beba muita água e evite bebidas alcoólicas. Uma vez no destino respeite o horário local, na hora da refeição, para que o seu sistema imunitário não se ressinta.
Faça exercício
Mesmo que vá ter muitas horas de voo, não tem que estar sem se mexer. Alivie a tensão, aumente as endorfinas e evite problemas de circulação, a caminhar dentro do avião e alonge frequentemente. Antes, durante e depois da viagem, o exercício físico é sempre importante, pois é uma excelente forma de estabilizar o organismo.
Se possível, apanhe sol
Esta é uma forma de estabilizar o relógio biológico. Mal chegue ao destino, vai conseguir amenizar os efeitos do jet-lag através da exposição à luz solar.
Dormir só de noite
Voltando ao sono, evite as sestas que ajudam a combater o cansaço imediato, pois podem interferir na qualidade do sono da noite. Assim, é mais provável que consiga ter uma noite de sono de, pelo menos, oito horas seguidas.