Apesar de 85% dos consumidores considerarem que se vive atualmente uma situação de incerteza e 52% acreditarem que esta se prolongará ainda por alguns anos, 71% tencionam manter ou aumentar os seus gastos atuais em viagens de lazer, de acordo com o último estudo da Accenture – realizado globalmente com mais de 10.000 consumidores em 16 países, – no qual analisa as perspetivas e os sentimentos dos consumidores desde o início da pandemia.
Após vários meses de restrições de viagem, impostas devido à pandemia, deparámo-nos agora com um ano de forte crescimento no Turismo, com 71% dos consumidores a querer manter ou aumentar as suas despesas atuais em viagens de lazer no próximo ano, mesmo que para isso tenha de limitar outras despesas do seu quotidiano. Oito em cada 10 (78%) dos consumidores pretendem viajar em lazer no próximo ano – sendo que metade (50%) está até a planear duas ou mais viagens. Este facto indica que os consumidores continuam a considerar as viagens como uma parte essencial das suas vidas.
Manuela Vaz, Vice-Presidente da Accenture Portugal, revela que “as empresas que trabalham no setor do Turismo, e em particular as organizações que se dedicam à comercialização de viagens, devem adaptar as suas propostas de valor a diferentes tipos de consumidores. Para tal, é necessários que se utilize a tecnologia para personalizar e maximizar o valor de cada oferta, satisfazendo as necessidades dos clientes num tema tão apreciado e relevante como são as viagens”.