Comparando o mês de setembro com janeiro de 2022, verifica-se que os preços aumentaram na generalidade das categorias de artigos em segunda mão no site do OLX, que acaba de divulgar uma análise sobre preços e procura.
Em relação ao mesmo período do ano passado (janeiro a setembro), o aumento geral dos preços médios em todas as categorias é de +20%.
A categoria com maior aumento do preço este ano é “Telemóveis e Tablets” (+37%), com o custo médio a subir de 215€ para 294€ de janeiro a setembro. Segue-se a categoria de “Carros, motos e barcos”, na qual o preço aumenta +25%, de 2.543€ para 3.180€ desde o início do ano, assim como “Móveis, Casa e Jardim”, que tem um aumento do preço médio de +24%, de 127€ para 157€. Também na categoria de bebé e criança, o aumento de +21% fez subir o preço médio de 39€ para 47€.
«No contexto da inflação crescente que se faz sentir atualmente, resolvemos analisar especificamente o caso dos painéis solares, associados à poupança nos gastos domésticos com a energia. O que observamos é que, desde o início de 2022, a procura aumentou em +21% até setembro. Por outro lado, de janeiro a setembro do ano passado, diminuiu -35%. Tal pode significar que as famílias estão neste momento a procurar soluções mais eficientes para a poupança numa época de aumento de preços», analisa Andreia Pacheco, Head of Marketing do OLX Portugal.
Considerando as principais categorias de artigos do OLX, a que releva maior aumento da procura, de janeiro a setembro de 2022, é a categoria “Imóveis” (+28%), seguida por “Outras vendas” (+17%), “Bebé e criança” (+16%) e Lazer (+15%). A procura mantém-se estável nas categorias de “Desporto” (+0,3%), “Telemóveis e Tablets” (+0,8%) e “Carros, motos e barcos” (+2,3%). Por outro lado, a procura desce nas categorias de “Tecnologia” (-17%), “Moda” (-15%), “Agricultura” (-7%) ou ainda “Móveis, Casa e Jardim” (-2,2%).
Alguns dos produtos mais desejados nas categorias com maior procura são os carrinhos de bebé e berços na categoria de “Bebé e criança”, bilhetes para os Coldplay e guitarras na categoria de “Lazer”, além de contentores marítimos e contentores na categoria de “Outras Vendas”. Na categoria de “Imóveis”, a procura pela palavra-chave “arrendar” supera todas as restantes.
No que diz respeito à oferta de produtos, as categorias com maiores aumentos entre janeiro e setembro de 2022 são “Móveis, Casa e Jardim” (+20%) e “Outras Vendas” (+18%). Já as maiores quebras acontecem em categorias como “Imóveis” (-25%), “Telemóveis e Tablets” (-12%) ou “Tecnologia” (-9%). “Estes dados podem indicar que existem menos pessoas a vender e a ficar com os seus produtos atuais, evitando gastos na substituição de produtos”, completa Andreia Pacheco.