Só treinar o que gosta
Existem várias capacidades que devem ser treinadas para melhorar a performance na corrida, como por exemplo o treino de resistência anaeróbica, flexibilidade, coordenação motora, força máxima e potência.
Dar ênfase somente ao volume de treino
Alguns corredores acham que para melhorar o desempenho, basta aumentar a quantidade de quilómetros da corrida.
Essa tática é um erro. Cada fase de um bom planeamento tem a hora certa de aumentar, manter e (ou) reduzir o volume, o que pode dar resultados mais rápidos e com maior eficiência”.
Não realizar testes de controle de carga
Cada pessoa tem uma intensidade específica de trabalho e frequência cardíaca diferente para treinos aeróbios e anaeróbios. Com isso, o volume e intensidade de carga devem sempre estar em constante evolução, assim é possível fazer ajustes de carga de treino com segurança para evitar lesões e ser eficiente.
Ignorar os microciclos regenerativos ou fazer uma regeneração inadequada
Existem microciclos que devem ser regenerativos, onde o volume de treino deve ser reduzido, e talvez, a intensidade também”.
Baixar a intensidade do treino não caracteriza uma boa recuperação. Por isso, é importante a periodização ser bem planeada. A regeneração bem-feita evita lesões musculares e proporciona ótimos resultados.