<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Costuma ter pesadelos? Sabe por que é que isso acontece?

20 Setembro 2021
Sandra M. Pinto

Tal como os sonhos, os pesadelos ocorrem durante o estágio de sono REM.

Dependendo de quanto tempo se dorme, o corpo passa por quatro a seis ciclos por noite, e o estágio REM fica mais longo a cada ciclo de sono.

A maioria dos pesadelos acontece durante o último terço da noite de sono.

Para a maioria das pessoas, os pesadelos não são um grande problema: apenas 5% dos adultos têm um problema clínico de pesadelo em que os sonhos são muito graves ou frequentes.

Mas 85% dos adultos ainda têm pesadelos normais – 8 a 29% das pessoas afirmam ter pesadelos uma vez por mês e 2 a 6% têm pesadelos uma vez por semana.

Os especialistas dizem que qualquer coisa, desde o stress diário até um trauma, passando por assistir a um filme de terror, pode desencadear pesadelos.

Comer antes de dormir aumenta o metabolismo e a temperatura, de acordo com o Centro de Distúrbios do Sono da Cleveland Clinic.

Esse aumento leva a mais atividade cerebral no sono REM, gerando mais sonhos. Um estudo canadiano sobre o sono mostrou que, de 389 indivíduos, 8,5% atribuíram à comida os episódios de pesadelos.

Bioquímicos da Universidade da Tasmânia, na Austrália, conduziram um estudo em que adicionaram mostarda e molho de Tabasco aos pratos de seis “indivíduos jovens e saudáveis ​​do sexo masculino”.

O picante dos condimentos “elevou a temperatura corporal durante o primeiro ciclo de sono” e aumentou o tempo total de vigília dos individuos e a latência do início do sono, ou o tempo que leva para ir de totalmente acordado para profundamente adormecido.

Um artigo publicado pelo The Journal of the Mind and Body recapitulou um estudo que mostrou que junk food desencadeou mais ondas cerebrais, fazendo com que sete dos dez participantes tivessem pesadelos.

Por último, um estudo de 2004 descobriu que as pessoas que dormem do lado esquerdo têm significativamente mais pesadelos do que as que dormem do lado direito.

E, de acordo com a revista Prevention, dormir de bruços leva aos sonhos mais carregados de emoção.

Mais Recentes

Adoce o seu fim-de-semana com este chocolate: vem do Dubai mas já está em Portugal (e é ainda melhor)

há 3 horas

Quer mais (e melhor) sexo? Beba e dê a beber estes chás

há 4 horas

Até ao fim de maio estes signos vão encontrar o amor (da sua vida)

há 4 horas

Análise deteta cancro em pessoas sem sintomas

há 4 horas

Descobrimos o segredo da felicidade e queremos partilhá-lo consigo

há 5 horas

Cientistas preveem o fim do mundo: «o universo pode desligar mais cedo do que o esperado», garantem

há 5 horas

Gosta de tomar o seu café calmamente? Atenção: pode ficar muito mais caro (tudo depende do tempo)

há 5 horas

Supermercado implementa medida sem precedentes para a carne devido a sérias preocupações com o bem-estar 

há 6 horas

Quando vai às compras compra mais do que o previsto? Este é o truque (secreto) da Mercadona para vender mais

há 6 horas

Autoridades alertam: «Se comprou palitos de pão integral da marca Auchan devolva-os»

há 6 horas

Opinião: «O que fazer com a celulite a poucos dias do verão?», Sofia Carvalho, cirurgiã plástica e estética

há 7 horas

«Venha respirar fundo, mexer o corpo e apoiar uma causa maior», é o desafio da psicóloga Catarina Lucas

há 7 horas

Neste restaurante cada golo da final da Taça de Portugal terá imperial à borla

há 7 horas

Wells aumenta a oferta na saúde preventiva com autoteste para deteção de hipotiroidismo

há 9 horas

Cores, arte e tradição lisboeta dão vida aos novos quartos desta unidade hoteleira lisboeta

há 9 horas

Pernoite nesta suite de luxo e, se gostar, pode comprar as peças de decoração

há 9 horas

Se vai alugar um carro este verão, cuidado: 7 erros que deve evitar para não estragar as férias

há 9 horas

O local onde mora faz as suas viagens ficarem 30% mais caras, mas esta é a solução

há 9 horas

Óbito: Morreu a pugilista Georgia O’Connor

há 9 horas

Óbito: Morreu o músico Daniel Williams, ex-baterista da banda Devil Wears Prada

há 10 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.