<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Costuma usar o alta voz ou fazer videochamadas em público? Cuidado com as multas (podem chegar aos 250 euros)

4 Junho 2025
Forever Young

Ouvir chamadas em alta-voz, assistir a vídeos ou até participar em videochamadas sem auscultadores tornou-se uma prática comum. Numa situação em particular, tem originado muitas reclamações. E a AMT já aplicou coimas. 

A Comboios de Portugal (CP) reconhece o problema e está a avaliar a criação de carruagens dedicadas ao silêncio, sobretudo nos serviços de longo curso, como o Alfa Pendular, tal como já acontece em países como França, Alemanha ou Itália. A empresa já emite avisos nos comboios para incentivar o uso responsável do som e admite estar a reavaliar a sua posição.

No transporte rodoviário, a Rede Expressos e a Flixbus admitem que o ruído pode ser uma fonte de desconforto, mas indicam que as reclamações continuam pontuais. A Rede Expressos já inclui vídeos a bordo com sugestões de boa conduta, incluindo avisos sobre o volume do telemóvel.

Já a Flixbus recolhe sugestões dos passageiros através de um inquérito de satisfação após cada viagem. E algumas dessas propostas envolvem precisamente a recomendação explícita do uso de auriculares. A transportadora está a considerar incluir esse lembrete nos avisos de início de viagem, se a situação se tornar mais frequente.