Partilhar

Covid-19. 5 coisas (curiosas) que vão desaparecer dos quartos de hotel

A pandemia obrigou as cadeias hoteleiras a repensar grande parte dos seus serviços. Certos artigos e hábitos representam agora um risco que não pode ser ignorado.

9 Junho 2020
Forever Young

O Turismo foi sem qualquer dúvida um dos setores de atividade mais afetado pelo surto de Covid-19. O risco de contágio obrigou grande parte da população a ficar em casa e a cancelar quaisquer planos de viagens ou estadias no estrangeiro. Como tal, os hotéis e serviços turísticos foram obrigados a suspender temporariamente a sua atividade.

Se agora, aos poucos, tudo começa a tentar regressar à normalidade e a retomar a atividade económica, a verdade é que nada será como antes. Em particular, os hotéis aproveitaram este período para repensar grande parte dos seus serviços, no sentido de garantir as máximas condições de segurança e conforto.

[Leia também: Vai passar uma noite num hotel? Não toque nestes sítios (pela sua saúde)]

Check-in remoto, pagamentos contacless e suspensão das refeições buffet self-service, são apenas algumas das medidas que tem sido já adotadas. No entanto, não são apenas os espaços comuns que preocupam estes empresários. Também o interior dos quartos irá sofrer grandes alterações, tal como confirmou uma recente apresentação de diretrizes para o setor hoteleiro norte-americano.

Eis alguns dos itens e “pequenos luxos” que porventura não voltaremos a ver tão cedo no interior de um quarto de hotel.

 

  1. Baldes ou máquinas de gelo

De acordo com as recomendações das autoridades sanitárias, os hotéis devem acabar com certas cortesias ou comodidades que não sejam essenciais para o funcionamento base do hotel. Alguns artigos não-essenciais que possam representar risco de contágio devem ser removidos. Assim, as máquinas de gelo partilhadas pelos hóspedes ou os próprios baldes enviados para os quartos, serão agora parte do passado. De resto, já existiam diversos indícios e inquéritos que apontavam para a falta de higiene deste tipo de serviços. Estas máquinas de gelo acabavam por ser grandes fontes de germes e baterias.

  1. Máquina de café

As máquinas de café sempre foram alguns dos artigos menos limpos dos hotéis. Tal como nos escritórios, estes instrumentos são partilhados por várias pessoas e como tal acabam por representar um elevado risco de contágio. Os próprios reservatórios de água são locais onde se acumulam bastantes germes e bactérias, tal como confirmou um de 2015.

  1. Mini-bars

Ao passar uma noite num hotel, todos já sentimos a vontade de “atacar” algum chocolate que se encontre no interior destas pequenas arcas frigorificas. É apenas natural. No entanto esse é um “pequeno luxo” que pode estar prestes a desaparecer. Como forma de reduzir os equipamentos partilhados e agilizar o processo de preparação/limpeza do quarto, muitos hotéis estão simplesmente a optar por retirar os mini-bars existentes nos quartos.

  1. Canetas

O simples desconforto associado a ver uma caneta na mesa do quarto, sem saber se o anterior hospede a utilizou ou não, irá provavelmente assegurar que não vamos voltar a ter este tipo de oferta de artigos no quarto.

  1. Bloco de notas

Tal como as canetas, também os blocos deverão ter o mesmo “destino”. As recomendações são claras, todos os extras, comodidades ou ofertas devem ser minimizados. Terá que encontrar uma outra distração que não passe pelos rabiscos e desenhos neste tipo de superfícies.

 

[Leia também: 5 formas (eficazes) de apimentar o seu relacionamento]

 

Mais Recentes

TAP Air Portugal vai ter duas novas rotas para os EUA: vão ligar diretamente Lisboa a Los Angeles e o Porto a Boston

há 10 minutos

Procedimento totalmente inovador promete ser a revolução do tratamento na neoplasia prostática

há 15 minutos

Vila Galé inaugura novo resort no Ceará destacando o bem-estar e experiências únicas

há 23 minutos

Isto é o que acontece ao corpo se comer batatas todos os dias, alertam especialistas

há 1 hora

Opinião: «Excessos na época festiva e o impacto na saúde do fígado», Arsénio Santos, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado

há 2 horas

Precisa de dinheiro? Estes são os signos que (muito provavelmente) vão ficar ricos em 2025

há 3 horas

UE adota recomendação para a criação de espaços sem tabaco ao ar livre

há 3 horas

Investigadores portugueses recebem bolsas do Conselho Europeu de Investigação

há 3 horas

E se o desafiassem para dizer adeus a 2024 num evento de entrada gratuita e com provas de chocolates de borla: aceitava?

há 4 horas

Dia Internacional dos Portadores de Alergia Crónica: «É muitas vezes subestimada e afeta a qualidade de vida de milhões de pessoas», Tiago Rama, imunoalergologista

há 4 horas

Especialistas descobrem sintoma que prevê com precisão quem terá um ataque cardíaco nos próximos 2 anos

há 5 horas

“No inverno tudo piora”: campanha apela à solidariedade para mudar as condições de vida de quem é forçado a fugir da guerra e do frio

há 5 horas

Quer comprar um termoacumulador, mas não sabe o que escolher? Estes são os pontos mais importantes a considerar

há 5 horas

Médicos reforçam a importância de cuidar do coração durante a época festiva

há 5 horas

Opinião: «Após uma doença ou acidente, quem pode e quem quer, tem direito a voltar ao trabalho », Mónica Salazar, diretora do CRPG – Centro de Reabilitação Profissional

há 5 horas

Especialista revela o que nunca se deve fazer quando se está constipado

há 5 horas

Choque tóxico: conheça a condição que levou doente a sofrer amputações depois de ter sintomas de «uma gripe ligeira»

há 6 horas

Pouco conhecida, esta infusão ajuda a baixar a febre se estiver constipado ou com gripe

há 6 horas

É oficial: Europa declara-se “gatólica”. Estudo revela que os gatos superam os cães em popularidade

há 7 horas

“Iguais na Segurança”: «sensibilizar para a defesa da dignidade e respeito pelos direitos e bem-estar das pessoas portadoras de deficiência»

há 7 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.