Este tipo de teste tem como objetivo identificar a presença de anticorpos circulantes no organismo que foram produzidos contra o vírus.
Assim, o teste rápido é normalmente utilizado numa primeira fase do diagnóstico e é muitas vezes complementado pelo exame RT-PCR para Covid-19, que é o exame das secreções, principalmente quando o resultado do teste rápido é positivo ou quando existem sinais e sintomas que são sugestivos da doença.
Os testes de farmácia são do tipo rápido, ou seja, permitem a identificação de antígenos ou anticorpos produzidos contra a Covid-19, sendo úteis para saber se já se esteve em contato com o vírus. No entanto, para confirmar se existe infeção ativa é necessário que seja feito o exame de secreções (RT-PCR).
Para fazer o exame na farmácia não é necessária requisição médica, no entanto é importante ter a garantia de que o resultado será comunicado às autoridades de saúde, pois só assim é possível fazer o mapeamento correto da doença.
Os resultados dos testes rápidos normalmente demoram entre 10 e 30 minutos.
Um resultado positivo num teste rápido indica que já se esteve em contato com o vírus. Quando o exame é positivo apenas para IgM indica que a infeção foi recente e, por isso, a pessoa ainda pode estar infetada.
Já quando o exame é positivo para IgG normalmente indica que a pessoa já teve a infeção há algum tempo.