O envelhecimento é um processo natural. Com o passar dos anos, ocorre no organismo a diminuição do número de células. Essas estruturas microscópicas que formam a pele, o sistema digestivo, o sangue, os ossos e o cérebro perdem a capacidade de se renovar. Essa é a causa da perda de massa muscular, densidade óssea e de neurónios nas pessoas de idade.
A produção de hormonas também é desacelerada e os homens sofrem com o envelhecimento do seu sistema reprodutor, assim como as mulheres. A saúde do homem deve ser constantemente avaliada, porém, ao chegar aos 50 anos, alguns cuidados devem ser observados.
Saúde coronária: O coração tende a tornar-se menos eficiente à medida que o corpo envelhece, pois é obrigado a trabalhar mais para fazer exatamente as mesmas atividades que fazia. Por consequência, a energia e a resistência humana vão diminuindo quando o coração necessita de se esforçar mais.
Para superar essas dificuldades é necessário manter hábitos saudáveis. Para a saúde do coração, o peso corporal não deve estar muito acima do indicado para a altura, pois a obesidade pode causar uma série de doenças e riscos. Manter controlada as taxas de açúcar e gordura no sangue e controlar a pressão arterial previnem o indivíduo de desenvolver doenças como diabetes e hipertensão.
Saúde renal: Os rins tendem a diminuir o tamanho e as suas funções quando o corpo começa a envelhecer. Eles não purificam tão rapidamente os resíduos e os medicamentos que se encontram no organismo, e não ajudam o corpo a lidar de forma tão eficaz com a desidratação. É fundamental beber muita água e evitar a ingestão de toxinas, como as alcoólicas e alguns medicamentos desnecessários.
Na alimentação, devem ser incluídos alimentos com licopeno, substância que dá a cor avermelhada ao tomate, melancia, goiaba, entre outros alimentos.
Saúde sexual: A partir dos 50 anos de idade, os homens e as mulheres produzem níveis mais baixos de hormonas. Os homens produzem menos espermatozoides e o seu tempo de resposta sexual diminui, apesar do seu impulso sexual ser exatamente igual. Causas orgânicas relacionadas a dificuldades na ereção, como a hipertensão, são mais frequentes.
Nesta período todo homem deve estar atento à prevenção das doenças da próstata, que costumam não apresentar sintomas, principalmente o cancro em fase inicial.