As doenças cardiovasculares afetam o coração e os vasos sanguíneos que distribuem o sangue pelo corpo. Os principais fatores de risco para o seu aparecimento e considerados modificáveis (podem ser alterados) são: o colesterol elevado, a hipertensão arterial, o sedentarismo e o excesso de peso/obesidade. A prática de uma alimentação completa, equilibrada e variada e de uma atividade física regular tornam-se essenciais.
Vigie o seu peso corporal, os valores da tensão arterial e de gordura (como o colesterol) no sangue. Pratique 30 minutos de atividade física moderada regularmente (30 minutos de atividade física moderada por dia, cerca de 5 dias por semana).
Escolha gorduras saudáveis como o azeite e o peixe gordo rico em ómega-3 (no mínimo consuma peixe duas vezes por semana), reduza o consumo de alimentos salgados e privilegie alimentos ricos em fibra.
Substâncias como o alho e a folha de oliveira podem ajudar na função vascular e na circulação. A alcachofra e o arroz vermelho fermentado podem também ser aliados na normalização dos valores de gordura em circulação.
Pratique uma alimentação equilibrada e opte pela melhor dieta do mundo — a alimentação mediterrânica — caracterizada pela preferência no consumo de gordura de origem vegetal (como o azeite), peixe, vegetais, fruta e um reduzido consumo de alimentos ricos em açúcares simples e sal.
Mantenha-se ativo e preserve a massa muscular: as recomendações atuais para adultos são para realizar cerca de 150 minutos de exercício físico, de moderado a intenso, por semana (aproximadamente 30 minutos de exercício na maioria dos dias).
Exames de Rotina
Consulte regularmente o seu médico e realize os exames de rotina.
Passeie, conviva e mantenha o seu cérebro ativo. Escolha um hobby ou passatempo de que goste, caso tenha algum tempo disponível.
Prepare o ambiente antes de se deitar para promover um sono reparador: beba uma infusão relaxante, desligue e afaste-se de todos os aparelhos tecnológicos.
Estabeleça um objetivo real para a sua vida: isso poderá ajudar a aumentar a motivação e a sua felicidade.
A água é o principal componente do corpo humano. Uma adequada hidratação diária é fundamental ao nosso organismo: beba cerca de oito copos de água por dia (entre 1,5-2 l água/dia).
Glândula do sistema reprodutor masculino que pode aumentar de volume, provocando desconforto principalmente ao nível da função urinária. A hiperplasia benigna da próstata é uma doença caracterizada pelo aumento de volume da próstata, sobretudo a partir dos 50 anos.
Informe-se junto do seu médico: entre os 45-50 anos deve fazer um exame anual à prostata e realizar o doseamento do PSA (Antigénio Específico da Próstata — um importante marcador sanguíneo).
Nutrientes como o zinco, vitaminas C e E, selénio e licopeno são geralmente indicados e as bagas de palmeto (Serenoa repens) têm demonstrado ajudar no alívio dos sintomas associados à hiperplasia benigna da próstata.
Com o decorrer do processo normal de envelhecimento, o cérebro também envelhece. Contudo, alguns fatores são considerados protetores e determinantes para manter uma correta função cerebral e cognitiva à medida que envelhecemos. Estudos sugerem que um estilo de vida saudável que reduz o risco cardiovascular, beneficia igualmente o cérebro.
Procure, tanto quanto possível, exercitar a mente e promover a agilidade mental.
Não dispense o consumo regular, cerca de seis vezes por semana, de vegetais de folha verde-escura (como por exemplo espinafres, couve-de-folhas, couve galega), e de frutos vermelhos (como os morangos, framboesas, mirtilos), pelo menos duas vezes por semana.
No que diz respeito à saúde cerebral, evitar as gorduras saturadas e trans (fritos, produtos de pastelaria, laticínios gordos e o excesso de carne vermelha) poderá ser tão importante quanto é consumir mais ómega-3.
Compostos e nutrientes como os ómega-3, fosfolípidos (lecitina, fosfatidilcolina e fosfatidilserina), vitaminas do complexo B e a planta Gingko biloba são importantes no funcionamento do sistema nervoso e na manutenção da função cognitiva.