Muitos são os exercícios que podemos fazer usando simplesmente o nosso corpo. A corrida e o jogging são alguns dos exemplos mais populares. Sendo certo que estas são excelentes alternativas caso esteja interessado em melhorar a sua condição física, existe uma outra forma de conseguir assegurar que se mantém ativo: andar a pé.
Independentemente de querer atingir o objetivo diário recomendado de 10 000 passos ou de simplesmente gostar de dar passeios pela cidade, a verdade é que este é um tipo de exercício quase perfeito. Faz bem ao corpo e à mente. Não requer qualquer tipo de equipamento dispendioso.
Da perda de peso até ao fortalecimento dos músculos e ossos, estes são as razões que o devem convencer a sair de casa para dar um passeio.
- Ajuda a manter um peso corporal saudável
Caminhar é uma excelente forma de gastar calorias. Quanto mais tiver o hábito de andar com frequência, mais facilidade terá em garantir que não aumenta subitamente de peso. Este tipo de atividade regular é uma das formas mais eficazes de contribuir para manter o seu peso ideal.
- Fortalece o cérebro
Será possível que andar a pé ajude a preservar as nossas capacidades cognitivas? Um estudo da Universidade da Califórnia aponta para que sim. Ao longo de vários anos acompanharam a atividade física de quase 6 000 mulheres com mais de 65 anos e concluíram que a perda de memória associada ao envelhecimento era claramente mais baixa nas mulheres que andavam mais a pé.
Outros estudos revelam que o simples ato de caminhar com frequência pode ajudar inclusive a reverter alguns sinais iniciais de deterioração das capacidades cognitivas.
- Pode ajudar a viver mais tempo
Muitos são os estudos que têm vindo a apontar para esta conclusão. Um estudo de 2018 descobriu que caminhar regularmente pode diminuir o risco de morte associada a doenças cardíacas. Outro estudo revelou que, dependendo do ritmo com que se anda a pé, este hábito pode ajudar a reduzir entre 20-24% o risco de morte.
- Ajuda a que se sinta melhor
Quanto mais andar a pé, melhor será a sua disposição e energia ao longo do dia, de acordo com um estudo da California State University. Isto está relacionado com o facto de esta atividade física ajudar a libertar endorfinas – químicos capazes de nos fazer sentir melhor e positivos.
- Fortalece os músculos e os ossos
Cada um dos passos que dá pode contribuir positivamente para fortalecer os seus ossos e reduzir a deterioração dos mesmos. Andar a pé é também uma excelente foram de “trabalhar” os músculos das pernas e os abdominais. Experimente abanar os braços enquanto caminha para os exercitar igualmente.
- Reduz dores nas articulações
Andar protege as articulações pois lubrifica as mesmas e fortalece todos os músculos em redor das mesmas. Certos estudos apontam ainda para o facto de este hábito pode ajudar a prevenir artrites ou para reduzir as dores causadas por este tipo de problemas.
- Pode reduzir o risco de cancro da mama
A American Cancer Society descobriu que as mulheres que andam a pé 7 ou mais horas por semana, apresentam um risco 14% menor de desenvolver cancro mamário, quando comparado com as mulheres que andam apenas 3 ou menos horas por semana.
- Ajuda a dormir melhor
De acordo com a WebMD, uma hora diária de caminhada e alongamentos durante a manhã pode contribuir significativamente para que adormeça mais rápido à noite, evitando ainda que acorde durante a mesma com tanta frequência.
- Reduz o risco da diabetes
Andar pode ajudar a prevenir ou reduzir os impactos da diabetes. Um estudo da Harvard Nurses Health concluiu que 30 minutos diários de caminhada (a um ritmo acelerado) pode reduzir o desenvolvimento deste tipo de problemas em 30%.
- É bom para o coração
Esta rotina pode ser muito benéfica para o seu funcionamento cardíaco e circulação sanguínea. Andar a pé ajuda a reduzir a pressão arterial, fortalece o coração e reduz o risco de doença cardíaca, de acordo com a Arthrites Foundation.