<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Descobre no jardim de casa um tesouro de mais de 26 mil euros: entrega-o e recebe recompensa “ridícula”

6 Junho 2025
Forever Young

Para ficar surpreendido.

Em 2020, um morador da vila de Belecko, na República Checa, decidiu dedicar o seu sábado livre para consertar uma antiga fossa séptica do seu quintal. No entanto, o que deveria ser uma tarefa rotineira transformou-se numa descoberta. 

Frémuth usou uma escavadeira para alcançar os canos enterrados profundamente no solo. Mais tarde, quando nivelou a área escavada com um ancinho, algo o surpreendeu. Várias moedas de prata, que estavam ali há cerca de 300 anos, apareceram na superfície do solo, informou  o jornal Poznat Svět . 

“Quando as encontrei, ficou imediatamente claro para mim que eram valiosas”, disse Frémuth sobre as moedas, que foram preservadas em muito bom estado mesmo depois de séculos.

Após a descoberta, tentou procurar moedas semelhantes na internet e pediu ajuda a um amigo que usa um detetor de metais para procurar artefactos históricos. O experiente detetor de metais ficou surpreso com a quantidade de moedas e disse nunca ter visto tantas juntas.

Posteriormente, os arqueólogos foram ao local da descoberta, examinando e documentando minuciosamente a área. Durante a busca, encontraram um total de 189 moedas de prata, a maioria datando da segunda metade do século XVII.

As moedas datam principalmente do reinado do Imperador Leopoldo I, o que torna a descoberta não apenas valiosa, mas também historicamente significativa. O valor total do tesouro foi estimado em mais de 26 mil euros.

Embora Frémuth tenha encontrado o tesouro e o tenha entregue imediatamente às autoridades, ficou profundamente dececionado. Inicialmente, as autoridades ofereceram uma recompensa de apenas 240 euros, muito menos do que ele esperava.

“Foi muito dececionante e perturbador ao mesmo tempo”, disse Frémuth. As autoridades justificaram esse valor dizendo que o principal era o valor da prata em si, não o significado histórico das moedas. No final, após dois anos e novas negociações, Frémuth recebeu uma recompensa de 24 mil euros em 2022.