Depois da morte de Isabel II em setembro de 2022, houve mudanças Família Real Britânica que afetaram quase todos os seus membros. Quando Carlos III se tornou no novo monarca da Coroa, o Príncipe William tornou-se no primeiro na linha de sucessão.
Não foi a única coisa que mudou. Ao tornar-se Príncipe de Gales, recebeu um dos títulos que o seu pai detinha até então: o Ducado da Cornualha . É precisamente daqui que recebe o seu salário anual que agora foi tornado público.
O primeiro relatório publicado desde a ascensão de Carlos III ao trono britânico não deixou ninguém indiferente pela quantidade de informação.
Conforme publicado no relatório do Ducado, o príncipe William recebeu 30,4 milhões de dólares – cerca de 28 milhões de euros – no exercício financeiro de 2023/2024, no seu primeiro ano. Este valor é o salário recebido pelo Príncipe de Gales, que não tem salário fixo como acontece com outras monarquias europeias.
Estes quase 28 milhões de euros cobrem as despesas oficiais, de caridade e privadas do príncipe William e Kate Middleton e dos seus três filhos.
O Ducado da Cornualha é uma propriedade estabelecida pelo rei Eduardo III em 1337 para fornecer fundos ao herdeiro do trono até que ele se torne monarca. É constituída por mais de 50 mil hectares distribuídos por 23 condados de Inglaterra e País de Gales e tem um valor superior a mil milhões de euros . Aqui pode encontrar terrenos, quintas, casas e outros bens que dão apoio financeiro ao Príncipe de Gales.
No total 66 pessoas trabalham para os Príncipes de Gales. Destes, 44 pessoas são mulheres e 22 homens . Além disso, especifica-se que nove provêm de minorias étnicas. Uma informação que eles oferecem após serem acusados de racismo na instituição .