Desconforto nos olhos? Estes são os 5 sintomas que não deve ignorar

Alguns dos mais sérios problemas de saúde podem manifestar-se nos seus olhos de formas surpreendentes e invulgares.

Os nossos olhos são uma das partes mais sensíveis do nosso corpo. Este órgão responsável pela nossa capacidade visual, é também uma das áreas mais vulneráveis de todo o nosso organismo. Não será assim por acaso que grande parte da nossa população irá necessitar ao longo da sua vida de algum tipo de tratamento (ou dispositivo) corretivo da vista.

Só nos EUA estima-se que mais de 75% dos adultos necessitam de algum tipo de instrumento corretivo para corrigir problemas ou deficiências oftalmológicas. Sendo que todos os anos são ainda reportadas dezenas de milhares de casos de lesões oculares, muitas vezes associadas a acidentes de trabalho.

[Leia também: Sensibilidade à luz: sintomas, tratamento e principais causas]

No entanto, para além dos problemas habituais, existem muitas razões que podem levar a que visite o seu médico oftalmologista. Desde comichões a inflamações existem muitos sintomas que nos podem causar algum desconforto e, em alguns casos, muitas preocupações.

Saiba aqui quais os sinais a que deve estar mais atento e perceba que tipo de situações não deve nunca simplesmente ignorar.

  1. Movimentos oculares irregulares

Se sente que os seus olhos se estão a mexer de um lado para outro sem estar a fazer nenhum esforço consciente nesse sentido, então provavelmente é recomendado que consulte um especialista com alguma urgência. Sendo certo que este sintoma pode ser apenas um sinal de lesão ocular ou de algum dano nos nervos, a verdade é que pode também ser algo bem mais grave.

A dismetria sacádica é um tipo de movimento irregular do globo ocular que pode estar associado a problemas no cerebelo e a doenças como a Lyme ou esclerose múltipla.

  1. Olhos secos

Todos podemos sentir os nossos olhos mais secos de vez em quando. Seja por questões relacionadas com o tempo ou com algum tipo de irritação, este é um sintoma habitualmente natural e passageiro. No entanto, caso os olhos comecem a ficar secos de uma forma crónica e permanente, isso poderá ser motivo de preocupação. Alguns tipos de doenças autoimunes são conhecidos por destruir as glândulas exócrinas que produzem secreções.

  1. Olhos inchados e salientes

Este pode ser um sintoma de uma oftalmopatia associada à tiroide (OAT). Esta é uma perigosa doença auto-imune que afeta os músculos extra-oculares e o tecido conjuntivo da órbita. Apesar de ser uma condição médica rara, este é um problema que se desenvolve progressivamente e que pode causar cegueira.

  1. Perda momentânea de visão ao levantar

Uma perda súbita de capacidade visual ao levantar-se de uma cadeira ou de uma cama é algo que não deve ignorar. Este pode ser um preocupante sintoma que na maioria dos casos indicará que existe algum tipo de bloqueio ou perda de pressão sanguínea a caminho do seu olho, nervo ótico ou cérebro. Consulte um médico para perceber se se poderá tratar de um qualquer tipo de doença cardiovascular.

  1. Visão turva após um consumo de açúcar

O que é que um donut pode ter em comum com os seus olhos? Segundo os especialistas, esta pode ser uma relação fundamental para identificar casos de diabetes. Sempre que temos um consumo excessivo de açúcar – num paciente de diabetes – este ingrediente pode causar um inchaço nas nossas “lentes” e causar distorções na visão. Este inchaço recorrente pode ainda, a longo prazo, contribuir para o desenvolvimento de cataratas.

 

[Leia também: Terei um sinal estranho? Conheça os sintomas de alarme]

 

Ler Mais