O tártaro forma-se quando a placa bacteriana endurece. Esta placa é uma camada que se acumula nos dentes, composta por bactérias, saliva, restos de comida e células mortas. Se não for removido através da escovagem, após aproximadamente 72 horas, começa a solidificar e, ao interagir com os sais minerais presentes na boca, transforma-se em tártaro.
Por ser mais resistente que a placa, necessita de limpeza profissional. Embora a escovagem diária seja essencial, apenas um dentista ou higienista dental pode remover o tártaro. No entanto, existem remédios naturais que podem ajudar a prevenir a sua formação.
O limão tem propriedades bactericidas e ao misturar o sumo de meio limão com cerca de 150 ml de água , pode ser usado para enxaguar a boca como se fosse um desinfetante bucal . É preciso ter cuidado porque o limão pode danificar os dentes por ser um ácido, por isso é preciso enxaguar bem a boca após o uso.
Uma pesquisa publicada no Journal of Oral Hygiene indica que pode atuar contra algumas bactérias orais. Mergulhe a escova de dentes em sumo de limão e escove suavemente. Aguarde dois minutos e enxague.