O aspargo é o vegetal ideal para pessoas que se preocupam com a saúde estão em dietas de emagrecimento. 100 g de aspargos contém apenas 18 calorias.
Eles são a fonte de, entre outros vitaminas C, E e beta-caroteno. Mas também são fonte de potássio, cálcio e fósforo.
Comê-los tem um efeito positivo na saúde e na aparência da pele, cabelos e unhas, os aspargos suportam o coração, regulam a pressão sanguínea e ajudam a fortalecer os dentes e os ossos.
Ricos em antioxidantes
Possuem vários antioxidantes, além da vitamina C e da vitamina E . Há que destacar a presença de vários flavonóides, tais como a quercetina, a isoramnetina e o caempferol. O seu consumo contribui para uma maior proteção das células contra as agressões.
Contribuem para a saúde do sistema circulatório
São uma excelente fonte de ácido fólico. Uma das principais funções dessa vitamina é contribuir para a formação dos glóbulos vermelhos. Além disso, contêm ainda uma quantidade elevada de vitamina K fundamental para a coagulação do sangue, ou seja, para prevenir hemorragias.
Contribui para o desenvolvimento do sistema nervoso central
O ácido fólico é indispensável para o desenvolvimento do sistema nervoso central. Este alimento é uma excelente fonte de antioxidantes, contribuindo para a saúde do sistema circulatório e do sistema nervoso central.
Ajuda a saúde do intestino
Têm uma boa dose de fibra, mais concretamente, fibra solúvel. O seu consumo vai ajudar a estabilizar a microbiota intestinal devido ao seu potencial prebiótico.
Efeito diurético
Contribuem para aumentar a eliminação de água através da urina.