<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Descubra quanto vai pagar de IUC em 2025: há mudança nas regras

3 Março 2025
Forever Young com DECO

Apesar das novas regras para o próximo ano, em 2025 o pagamento do IUC mantém-se até ao final do mês de matrícula do veículo. Saiba quanto terá de pagar

Se é proprietário de um automóvel, tem obrigatoriamente de pagar o imposto único de circulação (IUC), exceto se tiver um carro exclusivamente elétrico matriculado após 2007, diz a DecoProteste.

O pagamento deste imposto anual é feito até ao fim do mês da matrícula indicada no documento único do veículo, mas, a partir de 2026, tudo indica que passará a ser pago até fevereiro por todos os proprietários. Valores superiores a 100 euros poderão ser repartidos por uma segunda prestação paga até outubro.

Isenções de Imposto

Além dos proprietários de carros elétricos posteriores a 2007, estão isentos do pagamento do IUC as pessoas com deficiência igual ou superior a 60 por cento. Também os veículos com mais de 30 anos (os chamados “clássicos”), que sejam usados apenas ocasionalmente, em deslocações anuais inferiores a 500 quilómetros, podem estar isentos de IUC.

Dispensa de pagamento para valores baixos

Segundo a Deco Proteste, sempre que o valor do imposto seja inferior a 10 euros, os proprietários ficam dispensados do pagamento do imposto às Finanças.

O cálculo do imposto sobre veículos a gasolina ou a gasóleo comprados após 2007 difere do que é aplicado a automóveis adquiridos antes dessa data. Além disso, os veículos a gasóleo pagam ainda um valor adicional de imposto, independentemente do ano de aquisição.

Descubra quanto vai pagar de IUC em 2025: há mudança nas regras
Foto DR