Partilhar

Dia Europeu da Reciclagem de Pilhas: quantidade enviada para reciclagem aumentou 8 vezes no primeiro semestre

Electrão recolheu 963 toneladas entre janeiro e junho de 2024

9 Setembro 2024
Forever Young

A quantidade de pilhas e baterias recolhida e enviada para reciclagem pelo Electrão aumentou 8 vezes nos primeiros seis meses do ano, em comparação com o primeiro semestre do ano passado. Entre janeiro e junho deste ano, foram recolhidas e encaminhadas para reciclagem mais de 963 toneladas de pilhas e baterias, face às 116 toneladas recolhidas no mesmo período de 2023.

 

O valor alcançado neste semestre é mais elevado do que o total recolhido em 2022 (644 toneladas) e em todos os anos anteriores de atividade do Electrão.

 

O resultado representa um salto exponencial nas pilhas e baterias industriais, maioritariamente provenientes de atividades empresariais e industriais, que passaram de 18 toneladas para 859 toneladas. O crescimento da recolha e reciclagem de pilhas e baterias portáveis, que normalmente são encontradas em comandos, brinquedos, telemóveis e computadores, ascende a 6%.

 

O aumento global registado neste primeiro semestre foi alcançado graças à colaboração de municípios, comerciantes, empresas, instituições, operadores de gestão de resíduos, ao trabalho desenvolvido pela equipa operacional do Electrão e ao aumento do número de pontos de recolha. À disposição do cidadão estão mais de 9000 pontos de recolha onde é possível colocar pilhas e baterias usadas (consultar www.ondereciclar.pt).

 

“O Electrão mantém o esforço de alargamento do número de locais de recolha e continua empenhado em reforçar a capilaridade da rede. Ainda assim, dada a ambição do Electrão e a exigência das metas de recolha e reciclagem, os números continuam aquém do desejado, sobretudo nas pilhas e baterias portáveis”, assegura o Diretor Geral de Elétricos e Pilhas, Ricardo Furtado.

 

O Electrão divulga os dados referentes ao primeiro semestre a 9 de setembro, Dia Europeu da Reciclagem de Pilhas, efeméride que pretende alertar para a necessidade de separar e encaminhar para reciclagem estes resíduos, acautelando a saúde pública e a proteção ambiental. Uma das entidades envolvidas na comemoração deste dia é a associação europeia Eucobat, de que o Electrão é membro.

 

O uso de equipamentos que funcionam com pilhas e baterias incorporadas está a aumentar nas casas, nas empresas e no espaço público. A tendência é crescente e acompanha a eletrificação da sociedade.

 

A cada dia que passa, as entidades gestoras que integram a Eucobat reciclam mais de 10 milhões de baterias, o que corresponde a 2,5 mil milhões de baterias por ano. Esta quantidade poderia estender-se ao longo de 116 mil quilómetros, o que permitiria dar três voltas ao mundo.

As pilhas e baterias têm substâncias altamente nocivas, que poluem o solo e a água, mas contêm igualmente materiais valiosos que podem ser reciclados, como o lítio, zinco, cobalto e terras raras. Estes elementos integram a lista das matérias-primas identificadas pela Comissão Europeia como críticas para assegurar a transição ecológica e digital.

Mais Recentes

IRS: «se receber menos não estranhe», afirma Ministério das Finanças

há 15 horas

Qual é a melhor posição para dormir? Especialistas esclarecem

há 15 horas

Óbito: Morreu o produtor de cinema de animação Diogo Carvalho

há 16 horas

Mentira patológica: «A mentira excessiva é um sintoma comum de diversas doenças mentais», Inês Oliveira Ferreira, psicóloga

há 16 horas

«Viajar com amigos faz bem à saúde mental», garante a ciência

há 16 horas

“Teste do sal e pimenta”: conheça a nova polémica nas entrevistas de emprego

há 16 horas

Quer manter um cabelo saudável? Siga estas dicas

há 17 horas

Descubra as cores certas para decorar cada espaço da sua casa

há 17 horas

Benefícios que pode retirar do consumo de camarão

há 18 horas

Lisbon Marriott distinguido pela AHP pelo seu compromisso com a sustentabilidade

há 18 horas

Plano para a Resposta Sazonal em Saúde para verão ativado em maio

há 18 horas

Uma hora de ecrã depois de deitar aumenta o risco de insónia em 59%, revela estudo

há 18 horas

Já pode entregar IRS: prazo prolonga-se até junho

há 19 horas

Monte da Amendonça: Retiros que transformam

há 20 horas

Hotel celebra Páscoa com menu especial, oficina de artes e caça aos ovos

há 20 horas

Seis erros comuns na escolha de probióticos (e como evitá-los)

há 22 horas

Hoje, o universo tem uma mensagem importante para estes 4 signos

há 22 horas

easyJet celebra aniversáriocom descontos especiais

há 22 horas

Mais de 4 mil euros: é o que esta agência espacial vai pagar a quem aceitar ficar 10 dias na cama

há 23 horas

Pombos-correio para o marketing? A E-goi lança o Pidgital

há 23 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.