Dia Mundial da Meteorologia. Sabe como estes especialistas ajudam a salvar vidas?

Acusados de errar com excessiva frequência, a verdade é que a missão dos meteorologistas é extremamente importante para ajudar a manter as nossas vidas protegidas

“Afinal hoje vai chover ou não?”. Esta é habitualmente a questão que nos leva a pensar mais na meteorologia e é também a razão pela qual nos irritamos tanto com certas previsões atmosféricas que acabam por não se concretizar.

A verdade é que o trabalho de um meteorologista nunca é 100% infalível, no entanto isso não significa que as previsões feitas não sejam baseadas em estudos, métodos e dados concretos, sérios. Em geral, estes profissionais colhem, analisam e fornecem informações importantes à população, referentes às condições climáticas de uma determinada região. Nesta análise são avaliadas coisas como a humidade, a pressão atmosférica, a temperatura e, claro, o volume de chuva.

[Leia também: Assistentes de voz. Saiba como esta tecnologia pode ajudar a simplificar a sua vida]

Todos estes dados são absolutamente fundamentais para evitar a ocorrência de acidentes, danos e imprevistos em diversos setores de atividade. Acima de tudo, uma previsão meteorológica certa pode garantir, sem nos apercebermos, a segurança de inúmeros indivíduos e profissionais.

No dia em que se celebra mundialmente o estudo da meteorologia, descubra aqui 5 exemplos que ajudam a explicar de que forma estes profissionais ajudam a manter em segurança tanto as populações, como as empresas e indústrias produtivas.

 

1. Dão importante alertas iniciais
Acima de tudo o resto estes profissionais alertam as pessoas para potenciais perigos, ajudando-as a preparar-se com antecedência. As informações que obtém permitem alertar as populações para a necessidade de encontrar refúgios, acumular bens de primeira necessidade ou para evitarem sair de casa durante um determinado período.

2. Identificam áreas de interesse
Os meteorologistas são determinantes no combate eficaz a certas catástrofes naturais, como os incêndios ou os furacões. Os dados que fornecem às autoridades de segurança e proteção, permitem que estas entidades entendam quais são as áreas mais afetadas com grande exatidão, permitindo mais corretamente criar planos de auxilio e prevenção.

3. Monitorizam os dados históricos
Numa escala global, estes profissionais têm acesso a dados que permitem perceber padrões de evolução atmosférica do planeta ao longo das décadas. Analisando toda a informação do passado conseguem melhor compreender fenômenos atuais, ajudando a contextualizar todos os problemas associados às alterações climáticas, cujos impactos estamos já todos a sofrer.

4. Espalham a informação com grande rapidez
Em situações de emergência as equipas de meteorologias estão disponíveis 24 horas por dia para acompanhar a evolução de certos perigos, sendo capazes de transmitir toda a informação relevante com grande rapidez. Em muitos casos, esta velocidade pode ser determinante para ajudar a salvar a vida de centenas ou milhares de famílias desprotegidas.

5. Criam e melhoram tecnologias com vista a ganhar maior eficácia
Os instrumentos que estes profissionais usam hoje em dia para fazer as suas previsões são bastante superiores comparados com os que eram usados no passado. Atualmente a tecnologia tem ajudado a tornar todas as previsões ainda mais complexas e corretas. Esta é uma área de atividade que promove a evolução tecnológica, sempre com o objetivo de ajudar a salvar mais vidas e negócios.

[Leia também: Nova estação marca o regresso destes 5 alimentos]

 

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...